X
X

Diário da Região

22/09/2015 - 00h00min

Maiores consumidores

Rio Preto é a 13ª no Estado em consumo de energia

Maiores consumidores

Sergio Isso Apesar de subir no ranking estadual, cidade teve consumo menor durante 2014
Apesar de subir no ranking estadual, cidade teve consumo menor durante 2014

O rio-pretense reduziu seu consumo de derivados de petróleo e isso influenciou diretamente no consumo total de energia do município em 2014 que, mesmo com alta nos outros produtos, seguiu a tendência de baixa do Estado no geral. Rio Preto fechou o ano passado com queda de 2,5% no consumo de energia na comparação com 2013. Foram consumidas 491.359 toneladas de óleo equivalente (toe) contra 503.965 do ano anterior.

No entanto, mesmo com a redução, a cidade conseguiu subir uma posição no ranking de maiores consumidores do Estado de São Paulo, ficando em 13º lugar, sendo responsável por 1,10% do consumo total. A soma é resultado do consumo de eletricidade, gás natural, gás comprimido, etanol e derivados de petróleo. Os números são do Anuário Estatístico de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2015, divulgado pela Secretaria de Energia.

O consumo de etanol foi o que teve a maior variação positiva em 2014. Durante o ano, houve um crescimento de 18,52%. Foram mais de 126,9 milhões de litros do combustível contra aproximadamente 107,1 milhões do ano anterior. Rio Preto ficou na sexta posição do ranking de cidades do Estado que mais consumiram o combustível derivado da cana-de-açúcar, mesma posição ocupada em 2013.

Já o consumo de derivados de petróleo teve uma queda de 8,24% em 2014, com relação a 2013. Foram 327.616 toneladas de óleo equivalente (toe) contra 357.020 do ano anterior. Com isso, Rio Preto caiu no ranking dos municípios que mais consomem esses combustíveis, passando da nona para a décima posição.

“A razão para a mudança de perfil do consumidor, que deixou de abastecer com gasolina, por exemplo, para abastecer com etanol, é puramente financeira. O consumidor optou pelo combustível mais barato. Em um momento em que a crise já começa a se formar, muitos já foram por esse caminho e isso tem se fortificado cada dia mais com o cenário econômico atual”, disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) de Rio Preto, Roberto Uehara.

O consumo de gasolina, apenas, caiu 6,92% em Rio Preto em 2014. Ao todo, foram mais de 1224 milhões de litros. No mesmo período, Rio Preto consumiu mais de 1,193 bilhão de quilowatts hora de energia elétrica, o que representa um aumento de 7,6% na comparação com 2013, quando foram consumidos aproximadamente 1,109 bilhão de quilowatts hora. O crescimento seguiu a alta no número de consumidores, que passou de 192.342, em 2013, para 199.888 no ano passado.

“Além disso, no início de 2014, ainda vivíamos um momento de confiança na economia local e nacional que foi até o terceiro trimestre do ano, com uma perspectiva melhor do futuro. Também naquela época houve uma movimentação sobre a redução da tarifa de energia elétrica, o que pode ter influenciado no aumento do consumo”, explica o economista José Aparecido Firmino.

 

Arte - Ranking do consumo energético Clique na imagem para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso