Diário da Região

25/10/2011 - 07h05min

Cuidado na rede

Redes sociais servem como avaliação de candidatos

Cuidado na rede

Edvaldo Santos A professora de ética Karine Bittencourt ensina às alunas como utilizar as redes sociais
A professora de ética Karine Bittencourt ensina às alunas como utilizar as redes sociais

Elaborar um bom currículo, saber se portar em uma entrevista, usar a roupa ideal na tentativa de conseguir aquela vaga de trabalho são ações que a maioria dos que procuram emprego já sabe. O que muita gente esquece é de prestar atenção aos perfis e comentários das redes sociais. Profissionais da área de Recursos Humanos, no entanto, não se esquecem e antes de uma contratação, ou mesmo na “ronda” dos contratados, as redes são vistoriadas.


A assistente de Recursos Humanos da CCT (Centro de Conhecimento e Trabalho), Priscila Ribeiro da Silva sugere tomar alguns cuidados com comentários. Como exemplo, cita que colocar fotos com bebidas e comentários sobre bebedeiras pegam muito mal. Lembra ainda de um caso no qual a candidata a recepcionista foi contatada pelo Facebook. Ela perdeu a vaga após comentar na rede que estava cansada e teria uma entrevista em plena sexta-feira. Para piorar, ainda postou que era muito bom ficar sem fazer nada.


Para evitar algo como o descrito pela assistente de RH, a Fulbeas (Fundação Líbero Badaró de Ensino, Assistência Social e Cultura), em Rio Preto, tem o cuidado de ensinar as alunas a usar de forma positiva as redes sociais. Com 90 garotas de 16 a 18 anos, a fundação dá cursos de orientação profissional, que incluem aulas de matemática, português, informática, ética e relacionamento interpessoal, além de rotina de escritórios.


A professora de ética Karine Bittencourt diz que a maior dificuldade das meninas é aprender a lidar com o outro, pois na vida profissional não se pode levar críticas negativas e desentendimentos em frente. Para ela, as redes sociais representam a exposição do perfil para o mundo todo ver e, por isso, alguns cuidados devem ser tomados.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso