X
X

Diário da Região

11/02/2015 - 11h59min

São Paulo

Recuperação de crédito ao consumidor sobe em janeiro, diz Boa Vista SCPC

São Paulo


O ano de 2015 iniciou com um aumento na recuperação de crédito ao consumidor em todo o País, segundo os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O indicador, obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência, registrou uma elevação de 4% em janeiro em relação ao mês anterior, depois de feitos os ajustes sazonais. Assim, 2015 começa melhor que 2014, quando o indicador registrou uma queda de 0,6%, na mesma base de comparação. Em relação a janeiro de 2014, o resultado do mês passado também registrou uma alta (0,3%), ainda que muito mais amena.

Os analistas da Boa Vista SCPC projetam que a recuperação de crédito ao consumidor apresentará estabilidade em 2015. "Alguns fatores como o aumento de crédito - ainda que em menor magnitude - e a relativa estabilidade no mercado de trabalho contribuem para que o cenário da inadimplência não se deteriore. Ademais, tanto por parte do consumidor quanto por parte das empresas concedentes de crédito, tem se observado maior cautela nas transações, fator que influencia diminuição nos indicadores de inadimplência", escreve a equipe da Boa Vista.

Observando o resultado regional do indicador, é possível identificar que, nas regiões com menor taxa de desemprego segundo a PNAD Contínua, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a recuperação de crédito exibe melhor comportamento. Na região Sul, que apresenta a menor taxa de desemprego na pesquisa do IBGE, o indicador apresentou uma elevação de 6,5%. No Norte e Nordeste, que estão entre as regiões com maior desemprego, houve queda de 2,7% e 0,5% na recuperação.

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas, informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso