Diário da Região

28/11/2003 - 13h31min

Aftosa

Prazo para vacinar gado vence no domingo

Aftosa

Arquivo Técnicos da Defesa Animal garantem: imunização chegará a 100% do rebanho
Técnicos da Defesa Animal garantem: imunização chegará a 100% do rebanho
Pequeno número de pecuaristas da região deve passar o final de semana nos bretes das propriedades rurais, vacinando o gado antes do dia 30 de novembro, prazo final da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O assistente do Serviço de Defesa Agropecuária de Rio Preto, Osmar Beretta, estima que, como na primeira etapa de 2003, a cobertura vacinal atinja de 99% a 99,5% dos animais da região. Apesar da tradição de boas campanhas, Beretta diz que existem pecuaristas que até o momento não compraram as doses, nem efetuaram a vacinação. Sempre existem aqueles que deixam para a última hora?. O médico veterinário da Rioalta, Alexandre de Carvalho Pessarini, 31 anos, afirma que 90% das doses já foram vendidas. ?Vendemos 400 mil doses, mas é preciso considerar que fornecemos para toda a região. Alguns desses pecuaristas levam as doses para outros Estados?, diz.

Enivaldo Marteli, proprietário da Miragro, em Mirassol, lembra que parte do gado da região ainda está se recuperando do período de estiagem. ?Muitos pecuaristas demoram para levar o gado debilitado para o brete e submetê-lo a esse estresse?, afirma Marteli. Até a tarde de ontem, a Miragro havia vendido 120 mil doses das 150 mil previstas para esta etapa da campanha. Cerca de 80% do total das vacinas, portanto, foram adquiridas. Os produtores que não vacinarem o rebanho até o próximo domingo estão sujeitos a multa no valor de uma Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), R$ 11,49, por animal não vacinado. As notas fiscais que comprovam a vacinação devem ser apresentadas às Casas de Agricultura dos municípios até 8 de dezembro. ?Depois disso, vamos apurar os pecuaristas que não vacinaram e verificar os motivos. Há casos em que o gado foi vendido, por exemplo, sem a informação ao Escritório de Defesa Agropecuária?, afirma Osmar Beretta.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso