Diário da Região

02/09/2011 - 06h00min

Vendas de fim de ano

Otimista, comércio vai contratar 3 mil

Vendas de fim de ano

Thomaz Vita Neto No dia 12, as lojas do Centro vão funcionar até as 22 horas
No dia 12, as lojas do Centro vão funcionar até as 22 horas

O comércio de Rio Preto deve abrir 3 mil oportunidades de trabalho temporário no Natal deste ano. A estimativa é Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), pautada no otimismo vivido pelo setor. “A população está crescendo acima da média do Estado, há mais estabelecimentos comerciais, a renda em alta aumenta o poder de compra e a inadimplência menor do que a média nacional são indicadores de que haverá mais gente trabalhando neste Natal”, afirmou o presidente da entidade, Mauricio Bellodi.


O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto, Ricardo Arroyo, disse que uma pesquisa concluída ontem com 600 empresas do comércio de Rio Preto revelou que 22,15% delas pretendem contratar temporários. Ele acredita que o número total pode superar as 3 mil vagas. “Depois da reforma do calçadão, certamente as empresas vão precisar de mais funcionários porque o local, revitalizado, vai atrair mais consumidores da região”, disse.


Segundo Bellodi, a expectativa para este ano é melhor do que a de 2010 e os indicadores positivos da economia local, incluindo o mercado de trabalho aquecido, levam a crer que essa projeção vai se concretizar. O número de temporários que devem ser contratados neste ano é igual ao divulgado pelas entidades no ano passado. “A única ameaça que pode refletir no Brasil é a crise externa, mas isso não podemos controlar.”


Segundo o advogado Felipe Carusi Neto, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto (Sincomerciarios), o comércio passa por um bom momento de vendas, cuja tendência é crescer até o fim do ano. A previsão do sindicato dos trabalhadores é um pouco maior do que empregadores, em torno de 4 mil trabalhadores. “Os comerciários devem encaminhar seus currículos às lojas”, disse.


Oportunidade


O emprego temporário de fim de ano no comércio é uma ótima oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho ou para quem está desempregado. O trabalho temporário dura três meses e a estimativa é que entre 20% e 30% dos profissionais sejam contratados. No setor, as funções mais ofertadas são vendedor, atendente, repositor e operador de caixa.


“O trabalho temporário pode revelar-se como um possível período de experiência para uma futura contratação”, afirmou o consultor de negócios da Cegente Educação Corporartiva, Anastassios Panagiotis Theodoropoulos. Por essa razão, o funcionário que conseguir uma dessas vagas deve aproveitar a oportunidade e ter como objetivo conquistar o trabalho.


Segundo Theodoropoulos, o mercado está aquecido, necessitando de mão de obra e os empresários estão buscando profissionais engajados e qualificados, inclusive para trabalhos temporários. Entre as características importantes, o consultor destaca: educação, pro-atividade, pontualidade e atender bem, seja o colega ou o cliente.


O consultor explica que o profissional que busca um serviço temporário deve ter a humildade de aceitar as regras da empresa e respeitá-las. Além disso, deve ser flexível, ter bom relacionamento e saber se comunicar. “Como às vezes o tempo é curo para mostrar valores e habilidades, a dica é não forçar a ser quem não se é.”


Shoppings ampliarão quadro de funcionários


Os três principais centros de compra de Rio Preto também já se preparam para a contratação de temporários.O Plaza Avenida Shopping prevê um aumento de 50% no número de funcionários por meio da contratação de temporários, em relação ao quadro efetivo. A perspectiva está ligada ao otimismo com as vendas neste ano, que devem ter incremento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de que as contratações comecem entre a segunda quinzena de outubro e novembro. Os interessados um vaga de vendedor, atendente, repositor e outras afins pode entregar currículo na administração do centro comercial, ou por meio do site www.plazaavenida.com.br.


No Praça Shopping, a projeção é de um aumento de 30% no quadro atual, o que representa cerca de cem temporários. Segundo Marcos Fernandes, diretor superintendente do centro de compras, o período de recrutamento e seleção vai começar no fim de outubro, mas as contratações devem ser efetivadas na segunda quinzena de novembro e primeira de dezembro. “Neste ano, as vendas devem crescer entre 8% e 12%. O otimismo vem pelo próprio período, aliado à inauguração do Calçadão já revitalizado”, disse.


Os interessados em trabalhar no local podem procurar as próprias lojas, deixar currículos na central do cliente do shopping ou se cadastrar no site www.pracashopping.com.br. No Riopreto Shopping Center, a previsão é de aumento de 20% nas vagas de trabalho entre os meses de outubro e dezembro deste ano, o que representa cerca de 800 oportunidades. Hoje, o local gera cerca de 3 mil empregos. Os interessados em ocupar uma das vagas devem deixar o currículo impresso na sede da associação dos lojistas, localizada no próprio shopping.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso