Diário da Região

25/11/2011 - 21h52min

'Black Friday'

Ofertas causam tumultos e brigas nos EUA

'Black Friday'

Reuters O empurra-empurra dos consumidores levaram a danificar alguns produtos das lojas
O empurra-empurra dos consumidores levaram a danificar alguns produtos das lojas

A temporada de compras natalinas começou nesta sexta-feira nos Estados Unidos mais cedo do que o habitual - com muitas lojas abrindo as portas de madrugada - e com alguns incidentes violentos de consumidores dispostos a tudo para conseguir a melhor oferta nesta "Black Friday" (sexta-feira negra, em inglês).


Na Califórnia, uma compradora mais exaltada recorreu a um tubo de gás de pimenta para afastar potenciais rivais dos produtos eletrônicos que pretendia comprar, e acabou deixando 20 pessoas feridas, incluindo algumas crianças, que tiveram que receber tratamento médico por lesões nos olhos e nas vias respiratórias.


Testemunhas descreveram a frenética cena, que aconteceu em um supermercado, como uma "batalha campal" na qual clientes derrubaram televisores e videogames, pisotearam cartazes de descontos e se empurraram uns aos outros para conseguir os produtos com os menores preços.


Em três shoppings dos estados de Iowa, Carolina do Sul e Nova York, houve assaltos à mão armada a clientes e até tiroteios, que deixaram um ferido. Várias pessoas foram detidas e algumas lojas tiveram que fechar.


Apesar esses incidentes, a "Black Friday" - que tem este nome porque se trata do dia em que os comerciantes costumam voltar a escrever com caneta preta em seus livros de contabilidade, o que representa lucro - ocorre de maneira geral de forma tranquila.


As vendas deste dia são consideradas um indicador do comportamento do comércio no restante do ano, e permite aos empresários calibrar seus lucros. A Federação Nacional de Venda no Varejo (NRF, na sigla em inglês) estima que mais de 152 milhões de americanos farão compras nesta sexta, bem acima das 138 milhões de pessoas que o fizeram no ano passado, apesar da delicada situação financeira e do alto desemprego nos EUA.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso