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Diário da Região

19/07/2016 - 00h00min

PRIMEIRO SEMESTRE

Número de reclamações no Procon de Rio Preto cai 11%

PRIMEIRO SEMESTRE

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Uma mudança no atendimento do Procon de Rio Preto fez com que o número de reclamações registradas no primeiro semestre de 2016 tivesse uma redução de 11,54% na comparação com o primeiro semestre de 2015. Nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 3.050 atendimentos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 3.448.

Agora, quando um consumidor vai até o órgão para registrar uma reclamação, ele passa por uma triagem com um supervisor, o que ajuda a determinar os casos que são realmente destinados ao Procon, afirma o diretor da entidade em Rio Preto, Alcides Zanirato.

“Assim, otimizamos nosso trabalho e evitamos que os consumidores também percam tempo. Quando determinamos que o caso vai além das nossas atribuições, já encaminhamos os consumidores para os órgãos de defesa certos”, disse.

Segundo o diretor, a mudança também contribuiu para acabar com o tempo máximo de atendimento para cada consumidor. “Como reduzimos o número de atendimentos, podemos dar uma atenção melhor àqueles que são responsabilidade do Procon.

Áreas

Apesar da redução no número total de atendimentos, a área com mais reclamações cresceu. Serviços essenciais, que envolve água e esgoto, energia elétrica, telefonia celular e telefonia fixa, teve uma alta de 7,2% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. O grupo, que estava em segundo lugar em 2015, assumiu a dianteira com 1.013 atendimentos em seis meses.

Já o grupo produtos, que no primeiro semestre de 2015 liderava a lista com 1.017 reclamações, caiu para segundo lugar, com 756, uma redução de 25,66%. “As áreas com o maior número de reclamações normalmente estão ligadas à demanda dos serviços prestados”, explica Zanirato.

Assuntos financeiros e habitação foram as duas outras áreas com alta no total de reclamações. A primeira passou de 596 para 620, 4,03% a mais. Já a segunda foi de 15 para 34, variação de 126,67%.

procon19072016 Clique na imagem para ampliar

Empresas

As empresas de telefonia continuaram dominando o número de reclamações durante o primeiro semestre de 2016. As cinco mais reclamadas do ano em Rio Preto são do segmento de comunicação, com a Claro na dianteira, com 467 atendimentos, seguida pela Telefônica/Vivo, com 310, e a Net, com 163.

Segundo o advogado Gaber Lopes, se não houver solução conversando com a empresa diretamente e nem com o apelo ao Procon, a melhor saída para lidar com empresas de telefonia é buscar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Elas só trabalham mediante pressão. Formalize uma reclamação na agência, isso agiliza muito a solução do problema. Eu mesmo já passei por um problema como esse que só foi resolvido quando busquei meus direitos junto ao órgão.”

Você pode entrar em contato com a Anatel pela internet (www.anatel.gov.br); pela central de atendimento telefônico, no número 1331 - ou 1332, para deficientes auditivos; pelo aplicativo “Anatel Consumidor” (disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita); ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão.

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