Diário da Região

31/07/2004 - 02h29min

Registro

Número de pedidos de falência cai à metade

Registro

Arquivo Impacto na indústria levará a uma menor produção
Impacto na indústria levará a uma menor produção
O número de pedidos de falências em Rio Preto caiu de 125 no primeiro semestre de 2003 para 68 no mesmo período deste ano, uma redução de 45,6%, segundo dados da Serasa, empresa de análise de crédito e risco. Esta redução, segundo economistas e empresários, demonstra a recuperação da produção e do nível de empregos no município, mas ainda deve ser encarada com cautela. A quantidade de falências decretadas também foi reduzida em um terço, passando de 27 no primeiro semestre de 2003 para 18 entre janeiro e junho deste ano. Outro dado positivo é a redução no número de concordatas. Enquanto no primeiro semestre do ano passado foram requeridas duas concordatas, neste ano não foi feito nenhum pedido.

O diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Rio Preto, Pedro de Almeida, afirma que a queda nos pedidos de falência é um fato importante e que deve ser visto com bastante entusiasmo. Segundo ele, o aquecimento da economia, provocado principalmente pelo aumento nas exportações, é o maior responsável pela manutenção das empresas em funcionamento. Para o economista Hipólito Martins Filho, o aquecimento na economia é evidente, mas ressalta que 2003 é uma péssima referência. Por isso, é preciso manter a cautela antes de comemorar. ?A renda média e o nível de emprego apresentaram uma pequena melhora, mas não estão sendo feitos investimentos em infra-estrutura, nem as reformas necessárias, como a trabalhista e tributária, para que seja mantido o crescimento do País?, afirmou.

Já a economista Emília da Toledo Leme, da Secretaria de Planejamento do município, afirmou que, isolados, os números da Serasa também poderiam indicar estagnação na economia rio-pretense. ?Assim como podem demonstrar aquecimento na economia, a queda no número de falências pode indicar que menos empresas se arriscaram a entrar no mercado?, disse. Considerando o balanço da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que apontou um crescimento de 40% no número de empresas no município no primeiro semestre deste ano, Emília ressaltou que o ano passado a economia do País ficou estagnada. ?Qualquer crescimento é bem visto, na medida em que consegue romper um ciclo declinante?, afirmou. Analisando apenas o mês de junho, no entanto, houve uma pequena elevação no número de pedidos de falências no município, em relação ao mês anterior, aumentando de 7, em maio, para 11 no mês seguinte. Apesar do aumento na quantidade de requerimentos, o número de falências decretadas passou de 8 em maio para 4 em junho.

Nacional
Rio Preto, em comparação com o número nacional, também obteve resultado positivo. O levantamento divulgado pela Serasa revela que o volume de falências decretadas no País registrou queda de 15,1% no primeiro semestre de 2004 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram decretadas 2.360 falências de janeiro a junho de 2004, contra 2.780 falências nos seis primeiros meses de 2003. Emília acredita que, para não haver uma redução no desenvolvimento das empresas brasileiras, o governo não pode ser conservador e não deve aumentar as taxas de juros do País. O consultor empresarial Valdecir Buosi acredita que, se não houver nenhuma alteração no mercado internacional, o Brasil pode entrar em uma rota de crescimento. Segundo ele, a maior parte das empresas abertas neste ano em Rio Preto são dos setores de prestação de serviços e comércio. ?Nosso município não tem uma característica forte em indústrias?, disse.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso