X

Diário da Região

28/05/2015 - 00h00min

Movimento Ascendente

Movimento Startups Rio Preto comemora dois anos

Movimento Ascendente

Guilherme Baffi Ana Paula Olentino criou o aplicativo Sr. Seguro, que oferece serviços como mecânico e chaveiro com apenas um clique pelo celular
Ana Paula Olentino criou o aplicativo Sr. Seguro, que oferece serviços como mecânico e chaveiro com apenas um clique pelo celular

Rio Preto é considerada uma cidade forte no empreendedorismo e vem se destacando na área de tecnologia. Unindo esses dois universos a conceitos modernos de formas de empreender, em maio de 2013 nasceu o Movimento Startups Rio Preto. O intuito era trazer para cá a mentalidade das startups e difundir esse universo entre aqueles que estavam começando um negócio e também entre aqueles que já estavam no mercado.

Comemorando dois anos, com duas desconferência, um Startup Weekend, 20 meetups (fun e business) e um workshop, o Movimento não poderia descrever sua trajetória de outra forma que não fosse positiva. “Fomos aprendendo muito desde o início. Entre erros e acertos, crescemos, ganhamos visibilidade, nos tornamos referência até em outras cidades e, agora, estamos ainda mais conscientes do papel que temos que desempenhar em Rio Preto”, afirma Ariel Evidio Fernandes Costa, um dos fundadores do Movimento e gestor.

Para Ligya Aliberti, também uma das fundadoras do Movimento, o projeto foi importante para disseminar a ideia de startup em Rio Preto. “Hoje, o tema é conhecido, conseguimos levar o assunto para todas as áreas e entidades da cidade, mesmo aquelas mais tradicionais abraçaram o assunto e hoje estão envolvidas na fomentação de ideias.” No entanto, ainda há muito espaço para o desenvolvimento dessa mentalidade, diz Costa.

“Ainda não completamos o ciclo, ainda estamos construindo nosso relacionamento com instituições de ensino e nos organizando para acelerar o processo de expansão do Movimento. Além disso, ainda falta apoio chave para fazer essas startups que nascem aqui acontecerem de verdade.” Outro ponto importante que a experiência desses dois anos trouxe para o gestor do movimento é o fato de que os mercados brasileiro e rio-pretense são diferentes do exterior.

“Temos referências claras de como as coisas funcionam no Vale do Silício, nos Estados Unidos, por exemplo, mas nem tudo pode ser reproduzido aqui, temos que construir nosso próprio ecossistema.” Segundo Ligya, esse período também ensinou que o projeto deveria seguir um caminho mais livre. “Aprendemos que não tem que ter um dono, tem sim que ter uma organização, principalmente para os eventos, mas sem burocratizar. Seu desenvolvimento tem que ser orgânico”, afirma.

E esse tempo de maturação também contribuiu para o desenvolvimento de seus participantes. “Em nossos encontros, os participantes contam suas experiências e nos apresentam suas ideias. No último, de comemoração, vimos alguns casos que nasceram durante a existência do Movimento e notamos como esses empreendedores estão mais maduros em suas ideias, na forma de trabalhá-las e apresentá-las”, conta Ligya.

Também foi importante mostrar que a ideia não era só uma vontade, que havia conhecimento sendo difundido e que eles estavam ali para ajudar, diz a fundadora. “No início, como tudo que é um pouco novo, houve um pouco de resistência, mas provamos que não era apenas ‘oba oba’, que era uma vontade de desenvolvimento genuína.”

Mapa

Agora, o Movimento está formatando o Mapa das Startups em Rio Preto, uma catalogação dos personagens do ecossistema de startups local. No site https://mapa.startupsriopreto.com.br/, empreendedores e instituições ligados ao tema podem se cadastrar para formar um banco de dados de todo o trabalho sendo realizado na cidade. “Isso é importante para aumentarmos nossa representatividade e para que nossa visibilidade aumente. Além disso, unidos poderemos avançar muito mais rápido”, afirma Ariel.

Empreendedora tem apoio e cria negócio

Ana Paula Olentino, fundadora e CEO do Sr. Seguro, participou do Startup Weekend realizado em Rio Preto no ano passado e viu sua ideia se tornar realidade. No evento, ela conseguiu um mentor e pode compreender um pouco mais desse universo das startups. “Foi muito importante para o meu desenvolvimento. Quando empreendedores se ajudam, o mercado vai ficando mais fácil e o ecossistema mais forte. O erro é inevitável, mas com o conteúdo você consegue se recuperar rapidamente sem grandes perdas”, conta.

O Sr. Seguro é um aplicativo que permite a qualquer motorista solicitar um dos cinco serviços ofertados pelo aplicativo com apenas um clique. Os serviços são mecânico, auto elétrica, chaveiro, borracheiro e guincho. “Estamos com diversos estabelecimentos da área já cadastrados e devemos começar a operar em julho”, afirma Ana Paula. Para se cadastrar, o estabelecimento não tem nenhum custo, diz a fundadora do app. “Eles só terão uma taxa de R$ 7 para cada atendimento, mas só quando o serviço for finalizado.”

A própria fundadora do Movimento Startups Rio Preto, Ligya Aliberte, resolveu investir em uma startup. Em abril deste ano ela lançou o Comuninter, uma ferramenta para propagar as boas práticas de comunicação corporativa no interior paulista por meio de eventos e do portal de conteúdo voltado ao gestor de uma empresa.

“O auxílio do Movimento foi enorme, com ele aprendi muito sobre técnicas de validação de ideia e estou aplicando-as no meu novo projeto, cuja operação neste início está mais enxuta e com mais resultados que minha tentativa anterior nesse universo, com o Vire Notícia, que, quando criei, nem sabia se tratar de uma startup”, diz. 

 

 

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso