Diário da Região

27/01/2009 - 02h00min

Empregos

Indústria regional fecha 1.442 vagas só em dezembro

Empregos

Thomaz Vita Neto Industriais acreditam que crescimento da produção será retomado
Industriais acreditam que crescimento da produção será retomado
A indústria na região de Rio Preto extingiu, em dezembro passado, 1.442 postos de trabalho. É o que revela levantamento mensal realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgado ontem. Com isso, a região, que compreende 83 municípios, acumulou em 2008 o fechamento de 1.497 postos de trabalho na indústria de transformação. O resultado negativo do nível de emprego no período foi acentuado no último trimestre do ano passado, com fortes três retrações consecutivas. O desempenho de dezembro é reflexo dos desempenhos negativos dos setores de destilação de álcool e refino de petróleo (-48,87%), bebidas (-8,90%), química (-6,25%), material de transporte (-4,82%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-3,88%), produtos alimentícios (-3,43%) e mobiliário (-1,46%).

A análise dos dados do emprego em dezembro, na comparação com o mês anterior, revela resultado negativo em todas as diretorias do Ciesp, sendo que Rio Preto aparece na 20ª colocação. Na região, a estimativa é de que haja 1,5 mil indústrias, mas a pesquisa considera apenas uma amostra. O Ciesp não soube informar qual é esse universo em questão. Os piores resultados foram registrados em Araçatuba (-16,09%) e Franca (-15,95%). Os resultados menos negativos foram São José dos Campos (-0,43%), Cubatão (-0,66%) e Bauru (-0,77%). Na Capital, a variação foi de -2,82% no total de empregados enquanto que o Estado teve redução de -5,69%. Para o diretor regional do Ciesp, Luiz Fernando Lucas, os dados mostram que não há mais dúvidas de que a crise chegou não apenas à região, mas a todo o Estado. ?Por consequências reais ou insegurança, as indústrias já demitiram em dezembro mais do que fizeram em outros anos. Haver demissões nas 35 diretorias não é algo comum.?

De acordo com o empresário do setor de metalurgia Mauro Mano Sanches, da Hidroveda, a indústria regional estava superaquecida, trabalhando acima da capacidade, com turnos aos sábados e muitas horas extras. ?Em março ou abril devemos chegar a um novo patamar da economia e no segundo semestre começa a retomada, só que a partir dessa nova base?, prevê. Para Lucas, não existe tendência de melhora, exceto a estabilização no nível do emprego. ?O temor é que essas demissões gerem mais insegurança, menos renda à população e aprofundem a crise.?

Repercussão
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rio Preto e Região, Nelson Ioca, considerou estáveis os números do ano passado. Entretanto, sua preocupação é a mesma do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Norte do Estado de São Paulo nas Indústrias do Vestuário (Sindinorte), Laerte Teixeira da Costa, de que forma a crise vai afetar o emprego no primeiro trimestre deste ano. ?O setor do mobiliário não sofreu nenhum grande solavanco em 2008, mas a grande incógnita é o primeiro trimestre, que já é tradicionalmente fraco?, afirmou. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins de Rio Preto e Região, Eurides Silva, as perspectivas são bastante ruins porque não se sabe o que vai acontecer com o Sertanejo Alimentos, empresa de Guapiaçu que demitiu 220 funcionários em função do pedido de recuperação judicial do grupo Arantes Alimentos. ?O problema é daqui para frente.?

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso