X
X

Diário da Região

16/12/2016 - 00h00min

CRISE ECONÔMICA

Indústria da região perde 1.350 empregos

CRISE ECONÔMICA

Edvaldo Santos/Arquivo Ramo de móveis foi um dos que apresentaram queda: -2,54%
Ramo de móveis foi um dos que apresentaram queda: -2,54%

Acaba logo 2016. A frase dita por tantas pessoas e postada inúmeras vezes nas redes sociais vale bem para o setor econômico, em especial às indústrias, que voltou a demitir em novembro na região de Rio Preto. Mais 1.350 trabalhadores perderam o emprego no último mês, o que significa uma variação de -1,50%, em relação a outubro. Os dados são da pesquisa de nível de emprego do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgada nesta quinta-feira, dia 15.

No ano, o acumulado é de -3,45%, representando aproximadamente 3.150 demissões na região. Os últimos 12 meses registra -6,11%, o que significa o fechamento de 5,7 mil postos de trabalho. O nível de emprego em novembro na região, que é composta por 102 municípios, foi influenciado pelas variações negativas de produtos alimentícios (-1,03%); móveis (-2,54%); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-2,76%) e coque, petróleo e biocombustíveis (-3,45%).

O fim da safra da cana é um dos fatores que pesou, com a dispensa dos trabalhadores rurais. Dos 22 ramos de atividades pesquisados, apenas confecção de artigos do vestuário e acessório (0,38) e impressão e reprodução de gravações (2,79) geraram empregos no mês. Ao comparar novembro passado com o de 2015, a região apresenta uma pequena melhora. É que em novembro do ano passado o índice ficou em -1,64%. Já em outubro de 2016, o índice fechou em -1,11%.

Entre as diretorias com resultados negativos, as que mais se destacaram em novembro foram: Jaú (-8,12%); Sertãozinho (-7,24%); São João da Boa Vista (-4,53%); Franca (-3,61%) e Presidente Prudente (-3,04%). Com queda de 1,50%, Rio Preto ficou na 28ª posição entre as 35 regiões analisadas. Segundo o economista Hipólito Martins Filho, os resultados são reflexos da instabilidade política e das reformas prometidas pelo governo federal, mas que ainda não foram implementadas.

 

Arte - emprego - 16122016 Clique na imagem para ampliar

“Os analistas de mercado acharam que com a saída da Dilma o cenário passaria a apresentar melhora. Mas agora temos o Temer e ameaças de cassação do mandato. Isso gera uma insegurança violenta nos investidores e o País continua a sofrer com a crise econômica, que sofre com as implicações políticas”, afirma. Em novembro, o setor industrial do Estado de São Paulo como um todo demitiu 25,5 mil trabalhadores. Pela primeira vez em 2016 os cortes ultrapassaram 20 mil em um único mês. 

O número ficou acima do que era esperado pelo Ciesp e pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon). A expectativa, segundo Guilherme Moreira, gerente do Depecon, era de novembro seguir o movimento de outubro, com uma atenuação da queda do nível de emprego, mas isso não ocorreu. “Jogou um balde de água fria”, ele disse para os assessores de imprensa do setor. Rio Preto acumula de janeiro a novembro resultado negativo de 3,45%, o que mostra que é um ano ruim, mas a região sofreu um pouco menos, já que o interior do Estado registra -4,37% e o Estado de São Paulo tem variação de -5,03%

Somando as perdas de 2014 e 2015 e mais a expectativa de fechamento deste ano serão em torno de 500 mil demissões na indústria paulista. “E não enxergamos uma forte recuperação no ano que vem”, afirmou Moreira. A mesma opinião é compartilhada por Hipólito. “Se até o setor de alimentos registrou queda em pleno novembro, não tem como esperar muita coisa. A projeção inicial era que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil fosse crescer 1,5% em 2017, mas já foi revista e agora está em 0,3% e este ano vai fechar com queda de 3,5%”, conclui.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso