Diário da Região

16/07/2015 - 00h00min

AINDA ALTA

Inadimplência em Rio Preto tem queda de 9% em junho

AINDA ALTA

SERGIO ISSO Segundo o vice-presidente da Acirp, o custo de vida subiu e o salário não acompanhou
Segundo o vice-presidente da Acirp, o custo de vida subiu e o salário não acompanhou

Depois de três altas consecutivas, a inadimplência em Rio Preto voltou a cair em junho, mas ainda assim o mês registrou o terceiro maior saldo do ano de 2015, com 9.306 novos consumidores incluídos no cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). Na comparação com maio, esse número representa uma queda de 8,96%. Entretanto, quando levamos em conta junho do ano passado, o total foi 19,72% maior.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, o número de consumidores incluídos na lista de inadimplentes já é de 51.948, um aumento de 22,13% com relação ao mesmo período de 2014, quando o total era de 42.532. Segundo o vice-presidente da Acirp, Marcos Apóstolo, esse crescimento demonstra que a população não está conseguindo cumprir com seus compromissos. “O custo de vida subiu e o salário não acompanhou. As pessoas não se planejaram para essa situação da economia.”

Se a redução, mesmo que pequena, no número de inadimplentes é motivo de comemoração, as recuperações em queda no mês deixam o resultado menos relevante. Em junho, o número de consumidores que conseguiram sair do vermelho caiu 8,52% na comparação com maio. Foram 7.996 reabilitações no período. Esse total também é 8,62% menor que o registrado em junho de 2014.

“Quando a reabilitação cai, o empresário e o comerciante começam a ficar preocupados. Quanto mais consumidores negativados, mais gente deixando de consumir, já que as pessoas não conseguem fazer nenhum tipo de aquisição parcelada”, diz Apóstolo.

A reabilitação também apresentou queda no acumulado do ano. De janeiro a junho desse ano, foram 48.171 consumidores que conseguiram limpar seus nomes. Esse número é 5,93% menor que o total acumulado no mesmo período de 2014, quando foram reabilitados 51.212 consumidores.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso