X

Diário da Região

01/08/2014 - 16h40min

São Paulo

Ibovespa interrompe série de quedas e sobe 0,13%

São Paulo


A Bovespa passou boa parte desta sexta-feira, 01, em queda, mas foi reduzindo as perdas à tarde e, na hora final, acabou virando para o terreno positivo. O movimento esteve colado em grande parte do dia ao desempenho das bolsas norte-americanas, apesar de estas terem caído ao final do pregão. Com o resultado de hoje, a Bovespa interrompeu uma sequência de cinco baixas consecutivas, mas continuou exibindo perdas no acumulado da semana.

O Ibovespa terminou a sessão com discreta alta, de 0,13%, aos 55.902,87 pontos. Na mínima, registrou 55.267 pontos (-1,01%) e, na máxima, 56.059 pontos (+0,41%). Na semana, caiu 3,32%. No ano até hoje, porém, ainda acumula ganho de 8,53%. O giro financeiro totalizou R$ 5,994 bilhões, segundo dados preliminares.

O principal indicador do dia saiu logo no começo dos negócios. A criação de postos de trabalho nos Estados Unidos decepcionou, ao atingir 209 mil vagas, ante expectativa de 230 mil postos. A taxa de desemprego também contrariou a manutenção em 6,1% e subiu ligeiramente, para 6,2%.

Apesar de o indicador ter trazido leituras de que o Federal Reserve deve mesmo manter os juros estáveis por mais algum tempo, outros indicadores melhores não afastaram completamente a percepção de que as taxas dos Fed Funds podem subir antes do previsto. O índice de atividade do setor de manufatura dos EUA medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês), por exemplo, teve alta para 57,1 em julho - acima das expectativas de 56,0.

Na Europa, as bolsas também tiveram baixas importantes, diante das preocupações com o Banco Espírito Santo. Hoje, o Espírito Santo Financial Group informou em comunicado à CMVM que a Espírito Santo Financière (ESFIL) apresentou aos Tribunais de Luxemburgo um pedido de concordata devido ao fato de "não estar em condições de cumprir as suas obrigações no âmbito do programa de" nota promissória (commercial paper), "nem as obrigações relacionadas com as suas dívidas".

Nos EUA, o Dow Jones caiu 0,42%, aos 16.493,37 pontos, o S&P 500 recuou 0,29%, aos 1.925,15 pontos, e o Nasdaq perdeu 0,39%, aos 4.352,64 pontos.

Aqui, Vale também teve um dia de perdas firmes, apesar de o PMI da China ter vindo acima das previsões. Vale ON terminou em baixa de 2,40% e Vale PNA, de 2,03%. O PMI oficial da China subiu para 51,7 em julho de 51 em junho, enquanto o do HSBC também subiu para 51,7, mas saindo de 50,7 no mês anterior. Petrobras ON caiu 0,94% e PN, 0,47%.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso