X
X

Diário da Região

16/12/2014 - 10h25min

Rio

IBGE: eleições derrubaram serviços audiovisuais e de promoção em outubro

Rio


As eleições de outubro derrubaram a receita bruta nominal dos serviços audiovisuais e de promoção de eventos em outubro, ante igual mês de 2013, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, 16. Dentro dos serviços prestados às famílias, o ramo de alojamento e alimentação cresceu 8,5%. No entanto, a parte de outros serviços prestados às famílias recuou 3,5%, puxada pelo subsetor de promoção de eventos culturais, que abrangem atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

"Em outubro do ano passado, ocorreram muitos eventos culturais. Neste mês (outubro de 2014), não ocorreu nada. Como foi um mês de eleição, não houve eventos culturais", explicou Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

No setor de serviços de informação e comunicação, houve crescimento de 2,7% em tecnologia da informação e comunicação, que abrange telecomunicação e informática. Mas os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias tiveram retração de 1,6%.

"(A queda) Foi principalmente na TV aberta e edição associada à impressão, que respondem por 75% dos serviços audiovisuais. No mês da eleição, tivemos horário gratuito. Vocês imaginam um minuto de TV quanto custa? Milhões de reais. Para qualquer TV, uma hora de serviço gratuito é uma hora que as empresas deixam de arrecadar. Era duas horas por dia, e no horário nobre", justificou, Saldanha.
Outro reflexo das eleições foi a redução do fluxo de passageiros corporativos em outubro, que prejudicou o resultado do transporte aéreo no mês. Houve alta de apenas 0,3% em relação a outubro do ano passado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso