X
X

Diário da Região

04/02/2015 - 10h39min

São Paulo

IBGC prega autoavaliação de conselhos de administração das empresas

São Paulo


A atuação dos conselhos de administração das companhias brasileiras precisa passar a ser avaliada, assim como a dos conselheiros, disse a presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Sandra Guerra. "A antiga visão de estrutura dos conselhos, que engloba os processos, por exemplo, não é mais suficiente. Precisamos olhar mais de perto os conselhos de administração", disse, em evento em comemoração aos 20 anos da entidade.

Segundo ela, uma das formas de aumentar a atenção em relação aos conselheiros é o estabelecimento de modelos de avaliação, o que também precisa ser informado ao acionista. "A melhor maneira de agentes internos e externos verem se esse conselho é eficaz é por meio da avaliação", destacou Sandra. "Mas o mercado é reticente a isso", completou.

Para a presidente do conselho do IBGC, os conselhos das empresas têm a obrigação de fazer essa avaliação dos executivos e seria benéfico se esse processo fosse replicado também internamente. "É preciso usar uma metodologia robusta para o conselho fazer a sua própria avaliação", disse.

Sandra explica que essa avaliação não pode ser superficial e é necessária, ainda que esse processo gere tópicos de melhoria do conselho, o que também deve ser passado aos acionistas. "Precisamos mostrar como foi a atuação do conselho ao longo do ano", destacou.

Outro processo relevante, na visão da especialista, é a empresa apresentar ao mercado quais são, por exemplo, as competências requeridas do conselheiro, assim como o estilo do profissional. É importante ainda, disse, saber se os conselheiros têm tempo para se dedicar à atuação. Sandra destacou que há muita expectativa nesse momento em relação a esse tema e que hoje vem ganhando destaque também a forma de composição dos conselhos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso