X
X

Diário da Região

27/02/2015 - 17h37min

São Paulo

Ibá avalia que mudança na desoneração pode aumentar custos das empresas

São Paulo


A alteração anunciada nesta sexta-feira, 27, pelo governo no regime de desoneração da folha de pagamento poderá aumentar os custos das empresas, disse Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). "Numa situação econômica em que está o País, evidentemente que qualquer coisa é uma violência na competitividade das empresas."

A presidente da Ibá, antiga Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), explica que o setor de papel, celulose e de painéis de madeira aderiu ao programa de desoneração no segundo grupo, após negociações com o Ministério da Fazenda. "Quando fizemos dois anos atrás os cálculos, o 1% não foi aleatório, não foi criado descuidadamente. Foi resultado de profunda avaliação financeira, de possibilidades e, na ocasião, qualquer coisa acima de 1% inviabilizava o programa para o nosso setor", falou.

A Medida Provisória 669, publicada hoje no Diário Oficial da União, revisa as regras da desoneração da folha de pagamento adotadas em 2011 para diversos setores produtivos. A partir de junho, as empresas que recolhiam 2% do faturamento para a contribuição da Previdência de seus funcionários passarão a pagar 4,5% da receita e as que recolhiam 1%, como é o caso do segmento de material de construção, passarão a pagar 2,5%.

Elizabeth ponderou que as empresas ainda avaliam os números para precisar o real impacto, mas ressaltou que veio em um momento delicado. "Se é algo que merece ser tratado (no Brasil) é o custo trabalhista. O Brasil ainda não amadureceu para fazer relações que se baseiam na produtividade. Então, já sobem muito os custos, enquanto as empresas produzem menos." Ela acrescentou que as companhias brasileiras atualmente enfrentam aumento do custo energético, possível restrição hídrica e retração do mercado interno.

"Todo o setor de papel, celulose, madeira, pisos de madeira está ciente (da situação econômica do País) e dando sua parcela, mas uma medida dessa envergadura poderia ter tido uma conversa prévia", comentou a presidente da Ibá.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso