Diário da Região

19/02/2010 - 03h05min

Consumo

Horário de verão na área da CPFL poupa 0,7% de energia

Consumo

Rubens Cardia A 39ª edição do horário de verão brasileiro durou 126 dias
A 39ª edição do horário de verão brasileiro durou 126 dias

O horário de verão, que termina à meia-noite de amanhã, sábado, foi responsável por uma economia de 0,7% no consumo de energia elétrica na região de 234 municípios atendidos pela CPFL Paulista e uma diminuição de 2,2% na demanda no horário de pico, nesse período. A economia no consumo corresponde a 71.329 megawatt/hora (MWh), energia suficiente para atender uma cidade do porte Rio Preto por um período aproximado de 30 dias, ou Bauru por 34 dias. Seria suficiente ainda para abastecer Campinas por nove dias, ou Ribeirão Preto por 18 dias.


Com o fim do horário, os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, após 126 dias de seu início. A economia de energia, de acordo com a assessoria de imprensa da CPFL, é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que a defasagem de uma hora torna os dias mais longos. O horário de pico de consumo na CPFL Paulista é das 18 às 21 horas.


De acordo ainda com a assessoria de imprensa, um dos motivos que levaram à economia, foi a sua aceitação do horário de verão pela população, uma vez que a mudança contribui para o lazer, a economia e para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior.


História


O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. No entanto, acontece de forma consecutiva há 25 anos e entrou no ano passado pela 39ª vez no Brasil. Os Estados que adotam a medida são Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso