Diário da Região

08/03/2009 - 02h18min

Alimentação do gado

Garanta volumoso na estiagem

Alimentação do gado

Sérgio Menezes A cana é um bom volumoso para alimentar o gado na estiagem
A cana é um bom volumoso para alimentar o gado na estiagem
Com a aproximação da estiagem, a preocupação dos pecuaristas volta-se para a manutenção da quantidade e qualidade da alimentação que vai ser oferecida ao rebanho. Muitos produtores que dedicam-se à pecuária leiteira têm optado pela ensilagem de cana-de-açúcar. O técnico agropecuário Aristides Maximiano Júnior, que há mais de 20 anos trabalha com ensilagem para alimentação bovina, afirmou que existem vários vantagens na ensilagem da cana. Segundo Júnior, muitos produtores de leite acham desnecessária a ensilagem do volumoso, argumentando que a gramínea vai estar disponível na propriedade durante o período de seca e que o silo implicaria em trabalho desnecessário. Mas não é bem assim. Em primeiro lugar, porque o empregado ou o próprio produtor terá que despender diariamente de tempo e de equipamento para cortar a cana-de-açúcar que vai ser servida ao gado no cocho. Com a ensilagem, tanto a mão-de-obra quanto o trator podem ser utilizados em outras tarefas na propriedade.

Ao ensilar a cana-de-açúcar, o produtor tem como opção cortar o volumoso no momento em que a planta está no melhor ponto nutricional, geralmente aos 11 ou 12 meses no campo. Uma ensilagem feita corretamente assegura que o alimento conserve essa qualidade. A cana que vai ser cortada diariamente pode já ter passado o ponto ideal, ou seja, de melhor valor nutricional. Ao ensilar o alimento do gado, o produtor não corre o risco de perder a cana-de-açúcar por motivo de incêndio nem de danificar a planta devido a presença diária do trator e de outros equipamentos no talhão cultivado com cana. Também não corre o risco de ficar impossibilitado de fazer o corte por problema mecânicos. ?Consertar o trator não leva menos de dois dias?, afirmou Júnior. Ele destaca que a ensilagem deve ser feita criteriosamente, compactando bem o volumoso e utilizando inoculantes indicados para garantir a qualidade do alimento que vai ser utilizados alguns meses depois.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso