X
X

Diário da Região

21/07/2016 - 00h00min

REGIÃO

Financiamento de veículos cai 21,7% no 1º semestre

REGIÃO

Sergio Isso/Arquivo Proprietários têm 30 dias para regularizar a situação (Foto: Sergio Isso/Arquivo)
Proprietários têm 30 dias para regularizar a situação (Foto: Sergio Isso/Arquivo)

A indústria brasileira de veículos segue sentindo a pressão da crise e na região de Rio Preto o cenário não é diferente. Durante o primeiro semestre deste ano, o número de financiamentos de veículos na região caiu 21,7% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Entre janeiro e junho, em nove cidades da região, foram 8.270 financiamentos entre autos leves, motos e pesados. No mesmo período de 2015, um ano que já sofria com a crise no setor, o montante financiado chegou a 10.562.

Os dados são da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

O desempenho mês a mês durante todo o ano de 2016 tem sido inferior ao registrado no em 2015. A diferença mais acentuada foi em janeiro, quando houve uma queda de 28,82% na comparação com janeiro do ano passado, passando de 1.766 financiamentos para 1.257.

Já a menor variação foi registrada em fevereiro. Com 1.330 financiamentos, o mês ficou 11,33% abaixo do montante movimentado no mesmo mês em 2015 (1.500).

Segundo o economista Edgar Sbrogio, a queda é resultado de um comportamento natural da população em tempos de crise. “Pelas incertezas que o mercado apresenta, os consumidores estão com medo de arrumar compromissos de longo prazo, comuns a bens duráveis como veículos. Não dá para prever o futuro, ninguém sabe se daqui a alguns meses ainda estará empregado. Por isso, as pessoas querem se livrar de dívidas e não fazer novas.”

Há também a dificuldade de aprovação dos financiamentos, explica Carlos Bueno, gerente da Javep Chevrolet. “Devido à instabilidade econômica, os bancos estão mais fechados, eles tornaram a aprovação de crédito mais difícil, mais cara, reduziram prazos e aumentaram a entrada exigida”, diz.

Além disso, há o impedimento que vem do próprio cliente. “Temos pessoas que estão interessadas em comprar um veículo, mas que não conseguem a aprovação ou por já terem problema de crédito ou por já estarem com a capacidade de endividamento de sua renda no máximo, ou seja, somando seus ganhos e suas dívidas, não há espaço para mais uma despesa”, explica Ricardo Carolo, gerente da Faria Veículos, concessionária Volkswagen.

Segmentos

Autos leves e motos foram os segmentos com as maiores quedas em relação ao ano passado. No total, o número de autos leves financiados durante o primeiro semestre deste ano foi 25% menor que o de 2015, enquanto o total de motos caiu 24,4%. Na contramão, o número de financiamentos de veículos pesados cresceu 9,02%.

Junho

Apesar do número de financiamentos em junho deste ano ter ficado 22,81% abaixo do montante registrado no mesmo período de 2015, o mês teve o melhor desempenho no financiamento de autos leves em 2016, com 759 contratos. “Esperamos uma leve melhora para o segundo semestre. Mesmo que não seja de crescimento expressivo, que as quedas parem”, afirma Bueno.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso