X
X

Diário da Região

15/01/2015 - 19h37min

Rio

Ex-presidente da Portugal Telecom SGPS defende fim da fusão com a Oi

Rio


O ex-presidente da holding Portugal Telecom SGPS Henrique Granadeiro defendeu o fim da fusão entre a operadora portuguesa e a Oi, apesar de ter renegociado os termos da união das empresas quando ainda era executivo da empresa.

A informação é do jornal português Diário Económico, que teve acesso a uma carta enviada por Granadeiro ao presidente da assembleia-geral da PT, António Menezes Cordeiro, e ao presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM, órgão regulador do mercado português), Carlos Tavares.

Em meio à fusão, a operadora portuguesa tomou calote de 897 milhões de euros da Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo (GES), o que gerou uma crise entre as companhias. A aplicação foi feita por meio da PT International Finance e PT Portugal, então subsidiárias da PT SGPS, da qual Granadeiro era presidente.

Após isso, Oi e PT revisaram os termos da união para manter a parceria, com o apoio de Granadeiro. A participação da PT na nova companhia que será criada, a CorpCo, foi reduzida de 37,3% para 25,6%.

"É legítimo à PT SGPS denunciar o acordo de fusão", disse Granadeiro no documento de 13 de janeiro. Perguntado pelo jornal Expresso sobre a nova postura, afirmou: "Reconheço que mudei de opinião porque a Oi mudou de projeto: da criação de uma multinacional de língua portuguesa passou para uma operação doméstica no Brasil, sacrificando a PT Portugal".

A PT Portugal, que reúne as operações da tele portuguesa, foi incorporada pela Oi em meio à fusão e está sendo negociada com a francesa Altice por 7,4 bilhões de euros.

A declaração ocorre após auditoria da PwC ter apontado que Granadeiro "tinha o dever de se manter informado quanto às operações financeiras contratadas com impacto relevante na posição de tesouraria da PT SGPS".

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso