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Diário da Região

01/08/2014 - 08h14min

Para aquecer o consumo

Esperança do comércio é o Dia dos Pais

Para aquecer o consumo

Guilherme Baffi Ricardo Arroyo diz que deve haver uma pequena melhora no desempenho do Dia dos Pais
Ricardo Arroyo diz que deve haver uma pequena melhora no desempenho do Dia dos Pais

O Dia dos Pais é a primeira tentativa do comércio para reconquistar o consumidor que ficou “ausente” desde junho - período que coincidiu com a Copa do Mundo no Brasil. Em meio a um certo desânimo por conta da economia desacelerando, os lojistas de Rio Preto mostram algum otimismo e acreditam em vendas levemente maiores do que a da mesma data no ano passado.


A expectativa, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Rio Preto, é de que o Dia dos Pais eleve as vendas entre 2% e 3%. Nos preparativos para a data, as lojas da área central e os shoppings estão promovendo ações, realizando promoções e tentando atrair de todas as formas os consumidores, que andam ausentes do comércio rio-pretense.


"Estamos torcendo por uma surpresa, esperando que o Dia dos Pais seja o início de uma melhoria geral no comércio para que o segundo semestre seja melhor que o primeiro. Mas é preciso deixar claro que não deve ser uma guinada, apenas uma pequena melhoria", afirma Ricardo Ismael Arroyo, diretor executivo do Sincomercio. A presidente da Acirp, Adriana Neves, compartilha da incerteza, apesar da expectativa otimista. "Esse Dia dos Pais é uma incógnita. O ano todo está se comportando de maneira atípica, tudo está acontecendo de maneira diferente do esperado.


Por exemplo, quando o ano começou, esperávamos todo o mercado aquecido antes mesmo da Copa do Mundo chegar, o que não aconteceu.” A situação é comum em todo o País, tanto que a expectativa geral, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é de crescimento de 1% sobre as vendas do ano passado, o que demonstra uma tendência já que decaindo. Para tentar atrair o público na região central, Acirp e Sincomercio se uniram ao Praça Shopping para realizar uma campanha promocional que vai sortear um carro zero quilômetro e uma moto 150cc.


A cada R$ 50 em compras os consumidores ganham um cupom para concorrer a um dos dois prêmios. A campanha segue até o dia 15 de agosto e o sorteio dos prêmios será no sábado, dia 16, às 14 horas, na Praça Rui Barbosa. A troca dos cupons deverá ser feita na Central do Cliente do Praça Shopping durante todo o horário de funcionamento, na Acirp ou na sede do Sincomercio, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.


Impostos que arrancam o ‘couro’


Os presentes mais procurados continuam sendo os mais tradicionais: roupas, perfumes e eletrônicos, mas é preciso se preparar para pagar muito em impostos. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), alguns presentes, como um perfume importado, por exemplo, chegam a 78,43% de tributos que vão para os cofres dos governos federal, estadual e municipal.


A versão nacional do produto também não fica atrás, com 69,13% de tributos. A lista dos presentes mais lembrados para o Dia dos Pais inclui ainda o aparelho de MP3, com encargos tributários de 49,45%; o barbeador elétrico, com 48,11%; e o televisor, com 44,94%. Aqueles que quiserem dar um pacote de TV por assinatura para seus pais terão que arcar com até 46,12% a mais no preço do serviço referente a tributação.


O mesmo ocorre caso os filhos ofereçam um almoço ou jantar em família, cuja tributação sobre o serviço acrescenta 32,31% no total da conta. O presidente-executivo IBPT, João Eloi Olenike, explica que, além de serem considerados itens supérfluos pelo legislador, os principais presentes para a ocasião são, em sua maioria, itens industrializados que têm incidência de IPI e, no caso dos importados, o Imposto de Importação. "A elevada tributação nos itens acaba restringindo as compras do brasileiro neste momento de confraternização em família."

Sergio Isso  

Aícro Júnior/Editoria de Arte  

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