X
X

Diário da Região

29/07/2016 - 00h00min

REPRESENTATIVIDADE

Empresas de serviços se unem em busca de força

REPRESENTATIVIDADE

Mara Sousa 28/7/2016 Na noite de ontem, o núcleo se reuniu para discutir os primeiros passos para o próximo ano
Na noite de ontem, o núcleo se reuniu para discutir os primeiros passos para o próximo ano

O setor de serviços é um dos mais relevantes na economia de Rio Preto, respondendo por 74% do Produto Interno Bruto (PIB) local, mas ele tem sofrido consideravelmente com a crise econômica. Para aproveitar essa força, a diretoria de serviços da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) formou o Núcleo Multissetorial de Serviços, um grupo que une cerca de 20 entidades representativas de classe da cidade, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), entre outras.

A intenção do núcleo, segundo o diretor de serviços da Acirp, Daniel Rodrigues, é trazer ainda mais força para o setor, formando uma vertente representativa de todas as cadeias de serviços para determinar e tentar sanar as principais necessidades comuns a todos e, assim, dar continuidade ao crescimento da área.

“Aqueles segmentos que não tinham uma associação ou conselho, começamos a formar núcleos. Assim eles conseguem ter a mesma representatividade que as outras. Agora, nossa intenção é trabalhar para sempre melhorar o mercado”, afirma Rodrigues.

Na noite de ontem, o núcleo realizou sua segunda reunião, onde foram discutidos três pontos. “A primeira questão é a capacitação de qualificação da mão de obra do setor. A segunda é a formação de um grupo para intercâmbio de ideias, networking e tudo que possa contribuir para a inovação na área e para encontrar as melhores práticas. Por fim, debatemos a representatividade junto ao poder público, os principais pleitos para o próximo prefeito, inclusive. Precisamos mostrar proatividade”, diz o diretor de serviços da entidade.

Outra questão abordada durante o encontro é o desenvolvimento de um plano de ação para o próximo ano, que deve ditar o trabalho realizado e o espaço entre as próximas reuniões, explica Rodrigues. “Elas devem ser bimestrais, mas vai depender do andamento das ações.”

Para Jean Carlos Daher, diretor presidente da Apeti, a formação do núcleo vai permitir a formatação de ações para que o setor encontre soluções conjuntas para aumentar a representação e os resultados do setor, e também para o próprio segmento de tecnologia da informação.

“O núcleo será um grande aliado em ações, como por exemplo, a transformação de Rio Preto em um polo de Arranjo Produtivo Local (APL) de TI ou na atuação do Parque Tecnológico, que também será um grande propulsor econômico de nossa cidade. Por isso, não temos dúvida de que, juntos, Apeti e o Núcleo Multissetorial de Serviços, compartilharão recursos e competências para explorar novas oportunidades, e principalmente, aumentar a representatividade de todos perante o poder público.”

Ademilson Silva, um dos coordenadores do núcleo de cabeleireiros, vê no núcleo uma forma de viabilizar meios para a melhoria dos segmentos participantes. “Ali, dividimos experiências e nos ajudamos sem competitividade. Há público para todo mundo, trabalhando juntos conseguimos avançar ainda mais”, diz.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso