Diário da Região

13/11/2003 - 02h17min

Otimismo

Emprego na industria cresce e Fiesp vê retomada

Otimismo

Arquivo A redução do IPI entrou em vigor em agosto e agora vai durar até fevereiro
A redução do IPI entrou em vigor em agosto e agora vai durar até fevereiro
O emprego na indústria paulista teve em outubro o melhor desempenho nesse mês nos últimos 9 anos. Levantamento divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que o nível de emprego do setor cresceu 0,51% na comparação com setembro, o que representou abertura de 7.731 postos de trabalho. Foi o melhor outubro desde 1994, ano em que foi implementado o Plano Real. Naquele mês, o crescimento do emprego industrial foi de 0,68%. O resultado do mês passado (segundo mês consecutivo de contratações) é tão expressivo que levou a Fiesp a rever sua avaliação sobre a perspectiva econômica.

Pela primeira vez desde o início da crise de energia, em 2001, a entidade acredita que se inicia um novo ciclo de crescimento econômico. Para a diretora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Clarice Messer, o crescimento do nível do emprego industrial de 0,51% verificado em outubro ante setembro deste ano foi ?muito forte? e ?acima do esperado?. ?Estamos vivendo um momento de feliz coincidência, de uma sazonalidade favorável de fim de ano com o início de um ciclo de crescimento econômico?, afirmou. ?Uma coisa puxa a outra?. Para a diretora da Fiesp, é difícil distinguir o que é sazonal e temporário e o que é tendência ditada pela recuperação econômica e as perspectivas de um ano melhor em 2004. Segundo ela, apenas com o dado de novembro será possível identificar se o aumento de postos de trabalho é uma tendência que vai perdurar. Se o emprego voltar a crescer neste mês, a confirmação estará dada. ?A bola está com o varejo. Em setembro e outubro, a indústria reforçou a produção para atender às encomendas do varejo. Agora, depende de o varejo vender?, disse Clarice.

Temporários
Parte das contratações feitas pela indústria nos últimos dois meses é de temporários, para atender ao aumento da demanda do varejo para as festas de fim de ano. Segundo ela, a percepção dos empresários é positiva, o que abre a perspectiva de parte desses temporários ser contratada no início do próximo ano. ?Basta que o mercado continue aquecido neste fim de ano.? Um exemplo dessa tendência é a Democrata Calçados, com fábrica em Franca (SP) e no Ceará, que contratou 130 funcionários nos últimos dois meses, para atender ao aumento dos pedidos de fim de ano.

Vendas de eletroeletrônicos sobem
As vendas da indústria de eletroeletrônicos apresentaram em outubro crescimento pelo segundo mês consecutivo, em decorrência da melhora de diversos indicadores econômicos, segundo sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee). O levantamento mostra que o volume de vendas foi superior ao registrado em setembro deste ano e em outubro de 2002. A melhora no desempenho, de acordo com a Abinee, foi estimulada pela queda do risco Brasil (de 695 pontos em setembro para 607 pontos no mês passado), tendência de redução dos juros, estabilidade da inflação e saldo positivo na balança comercial , que deve registrar superávit de US$ 24 bilhões este ano. Na melhora desse último indicador, a própria indústria de eletroeletrônicos teve participação relevante: em setembro, as exportações do setor cresceram 20,4%, se comparadas ao mesmo período do ano passado, e 13,9% em relação a agosto. A única área que não apresentou crescimento de setembro para outubro, de acordo com a sondagem da Abinee, foi a de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD), que permaneceu estável.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso