X
X

Diário da Região

15/04/2016 - 00h00min

NA REGIÃO

Emprego na indústria tem a maior alta em dois anos

NA REGIÃO

Hamilton Pavam/ Arquivo Com a retomada da safra da cana-de-açúcar, setor sucroalcooleiro foi um dos que mais contribuiu para o resultado
Com a retomada da safra da cana-de-açúcar, setor sucroalcooleiro foi um dos que mais contribuiu para o resultado

Um momento de alívio para a indústria da região de Rio Preto. Depois de meses e meses de saldo negativo e de indícios de recuperação em fevereiro, com leve alta de 0,1%, o setor respirou um pouco aliviado em março, com um crescimento de 1,23% e a geração de aproximadamente 1.050 novos postos de trabalho. Esse é o melhor resultado entre os 102 municípios que compõem a regional em dois anos. A última alta superior foi de março de 2014, quando o número de vagas cresceu 1,4%.

No trimestre, o acumulado é de 0,1%, o que representa um pequeno aumento de cerca de 100 postos de trabalho. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, o resultado ainda é negativo, com queda de 9,65%, ou seja, foram encerradas aproximadamente 9.350 vagas com carteira assinada. Os dados são da pesquisa mensal de emprego na indústria realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para o economista Hipólito Martins Filho, o resultado demonstra o início de expectativas melhores entre os empresários do setor. “O quadro ainda é muito difícil, não há dúvidas disso, mas também acredito que eles perceberam que chegamos em um ponto em que eles terão que parar de esperar por uma solução e voltar a investir. Não é nenhum número espetacular ainda, mas já é algo melhor que mais vagas encerradas”, comenta.

Setores

Entre os setores que influenciaram o saldo positivo do mês, o destaque vai para o de coque, petróleo e biocombustíveis, com alta de 11,63%, causada principalmente pelo início da safra de cana-de-açúcar, como explica o vice-diretor da regional de Rio Preto, José Luiz Franzotti. “A maioria destas contratações é pontual, principalmente no setor sucroalcooleiro, por causa da retomada da safra. Nossa região é muito beneficiada por este período.”

Um exemplo na região é a Guarani, que só neste início de ano contratou 1.321 trabalhadores em suas sete unidades, sendo que três destas unidades ficam na região de Rio Preto. Também tiveram desempenhos positivos os setores de produtos de madeira (4,6%); produtos alimentícios (2,91%); móveis (0,84%); e confecção de artigos do vestuário e acessórios (0,80%).

Quem também subiu foi o setor de bebidas, com alta de 0,2%. A indústria de bebidas Poty, que fica na região, é um dos exemplos. Mesmo no momento de crise, a empresa continuou investindo e gerando novos empregos. Apenas no início deste ano, já foram 12 contratações e a expectativa é de gerar mais 20 empregos até o final do ano.

“Estamos na contramão do mercado, investindo em novos maquinários e, com isso, gerando novas oportunidades. Investindo, conseguimos melhorar nossa produtividade, o custo de produção dos nossos produtos e melhorar a qualidade. Com isso, nos tornamos mais competitivos”, afirma Franzotti, que além de ser vice-diretor do Ciesp na região é diretor presidente da Poty.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso