X
X

Diário da Região

18/05/2016 - 00h00min

FIM DO RESPIRO

Emprego na indústria da região volta a cair em abril

FIM DO RESPIRO

Guilherme Baffi/Arquivo A indústria teve desempenho negativo por mais um mês (Foto: Guilherme Baffi/Arquivo)
A indústria teve desempenho negativo por mais um mês (Foto: Guilherme Baffi/Arquivo)

Depois de um pequeno momento de alívio nos meses de fevereiro e março, a indústria da região de Rio Preto voltou a demitir em abril. No período, nos 102 municípios que integram a região, foram encerrados aproximadamente 350 postos de trabalho, o que representa uma queda de 0,41% na comparação com março. Esse é o pior resultado para abril nos últimos dez anos e a segunda vez, apenas, que o mês fecha no negativo neste mesmo período.

No ano, o acumulado também é negativo na região. Entre janeiro e abril, foram encerrados 250 postos de trabalho, uma queda de 0,31%. Enquanto isso, nos últimos 12 meses, o acumulado é de -9,66%, o que representa o fim de aproximadamente 9.350 postos de trabalho. Os números são da pesquisa mensal de emprego divulgada ontem pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Para o diretor da regional de Rio Preto do Ciesp, Luiz Fernando Lucas, o saldo negativo de abril não é uma surpresa. 

“As altas de fevereiro e março foram um soluço, um movimento gerado por alguns setores sazonais que levou a um crescimento leve. No entanto, isso não representa nenhuma tendência para o setor.” A opinião é compartilhada pelo economista Walter Vieira. “Não temos nada na economia atual que sustente o cenário de crescimento nos postos de trabalho. Foi um fato isolado motivado por setores específicos. Ainda estamos vivendo uma recessão.”

 

Arte - Emprego na indústria - 18052016 Digite aqui a legenda

O setor de móveis registrou a maior variação negativa no período, com queda de 3,76%. Mais um resultado preocupante para somar aos cerca de 700 postos de trabalho encerrados entre novembro de 2015 e março deste ano, segundo uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria Moveleira de Mirassol (SIMM). “Essa é uma das piores crises já enfrentadas pelo setor, já disse isso anteriormente e volto a repetir”, disse o presidente da entidade, Pedro Benvindo Rodrigues.

Também tiveram desempenhos negativos no período os setores de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-3,58%) e o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,55%). Na contramão, as maiores altas ficaram com os segmentos de máquinas e equipamentos (4,48%) e coque, petróleo e biocombustíveis (3,36%).

Futuro

O futuro ainda é muito incerto, garante o diretor regional do Ciesp em Rio Preto, Luiz Fernando Lucas. “Temos expectativa de melhora, mas ainda não há nada concreto. A mudança de governo, apenas, não resolve. Precisamos de ações concretas, mudanças radicais. Se houver esse movimento, poderemos notar alguma melhora no final deste ano e os efeitos reais apenas no segundo semestre de 2017.”

Segundo o economista, há algumas ações voltadas especificamente para a indústria que, caso tomadas, podem ajudar na retomada. “Primeiro, uma redução na carga tributária, depois, juros mais baixos, permitindo uma melhoria nos investimentos”, diz Vieira.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso