X
X

Diário da Região

11/02/2015 - 16h46min

São Paulo

De olho nas negociações com a Grécia, bolsas europeias fecham em queda

São Paulo


As principais bolsas de valores da Europa encerraram o pregão desta quarta-feira, 11, com perdas em meio às expectativas com as negociações entre a Grécia e os credores internacionais. O índice Stoxx 600 encerrou em baixa de 0,24%, aos 373,03 pontos. O destaque entre as quedas foi o recuo das ações de bancos, após alta firme no pregão de ontem.

Desde a abertura, as negociações foram pressionadas pela cautela em relação ao encontro dos ministros das Finanças da zona do euro. A Grécia é representada por Yanis Varoufakis, que faz parte da coalizão de esquerda que assumiu o poder no país há pouco mais de duas semanas. Em pauta estão as soluções de curto prazo para a crise da dívida grega. Em caráter excepcional, participam do encontro o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Embora a reunião tenha tido início apenas às 14h30 (de Brasília), horário do fechamento da maior parte das bolsas no continente, desde a véspera já havia sinais de que o encontro de hoje pode terminar sem um acordo definitivo.

Ontem, próximo ao fechamento do mercado, o ministro da Economia alemão, Wolfgang Schäuble, já havia descartado a possibilidade de um novo acordo hoje para a dívida grega.

Hoje, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, declarou estar disposto a ouvir a Grécia, mas que pressionaria o novo governo pela manutenção dos programas de ajustes. O dirigente disse ainda que não espera um resultado hoje, mas que as negociações prosseguem na próxima semana.

As declarações de Dijsselbloem acentuaram ainda mais o viés de baixa das bolsas. Os principais índices renovaram mínimas e a bolsa de Frankfurt, que durante todo o pregão operou volátil, terminou em queda.

"Os mercados devem permanecer voláteis até o último minuto das negociações com a Grécia", avaliam estrategistas do Rabobank. "A pequena possibilidade de uma saída da Grécia da zona do euro vai ficar no radar até o prazo final."

Diante da cautela, a bolsa de Atenas fechou em baixa de 4,02%, com o índice Athex a 793,09 pontos. As ações de bancos foram destaques entre as quedas: o National Bank of Greece caiu 9%, o Piraeus Bank recuou 3,2% e o Alpha Bank perdeu 8,1%.

O índice DAX, da bolsa de Frankfurt, cedeu 0,02%, encerrando aos 10.752,11 pontos. As ações de bancos também pressionaram o índice, com destaque para a baixa de 0,22% do Commerzbank e de 0,41% do Deutsche Bank. Por outro lado, as ações da K+S subiram 0,90%, com o aumento das encomendas à empresa.

O índice CAC-40, da bolsa de Paris, encerrou com perda de 0,35%, aos 4.679,38 pontos. Como nos outros mercados, os papéis do setor bancário empurraram para baixo o índice. O Crédit Agricole cedeu 1,50% e o Société Générale perdeu 0,66%.

A bolsa de Milão caiu 0,77%, encerrando aos 20.565,76 pontos, igualmente pressionada por bancos. Monte dei Paschi di Siena cedeu 1,31% e UniCredit recuou 3,46%.

Em Londres, o índice FTSE-100 perdeu 0,16%, terminando aos 6.818,17 pontos. Em mais um dia de recuo do petróleo, as ações da BP cederam 0,12% e as da Royal Dutch Shell caíram 0,28%.

A bolsa de Lisboa terminou em baixa de 1,31%, aos 5.158,43 pontos, e a Bolsa de Madri perdeu 1,29%, aos 10.364,80 pontos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso