X
X

Diário da Região

28/08/2015 - 15h29min

No vermelho

Cresce inadimplência em Rio Preto em julho

No vermelho

Edvaldo Santos/Arquivo Recuperação de crédito também cresceu em julho, mas acumulado do ano é negativo (Foto: Edvaldo Santos/Arquivo)
Recuperação de crédito também cresceu em julho, mas acumulado do ano é negativo (Foto: Edvaldo Santos/Arquivo)

Rio Preto vive um cenário de boas e más notícias com relação ao endividamento da população. A boa notícia é que no acumulado do ano, de janeiro a julho, o número de inadimplentes registrou uma queda de 1,7% na comparação com o mesmo período de 2014. A má notícia é que o número de devedores cresceu 3% em julho, com relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, a alta é ainda mais significativa, 5,9%.

Esses números colocam Rio Preto bem acima da média do Estado de São Paulo e do Brasil. No Estado, julho teve alta de apenas 0,6% no número de inadimplentes, na comparação com o mesmo período em 2014, enquanto em todo o País, o mês foi marcado por queda, com variação de -2,7%. Os números são do serviço central de proteção ao crédito Boa Vista SCPC.

Segundo o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, a queda registrada nos primeiros sete meses do ano coincide com a redução da atividade econômica em todo o País. “O comércio está vendendo menos. Com menos gente comprando, menos inadimplência.”

Mas o cenário é mais complexo. “São duas situações. Há a questão de que as pessoas estão ficando sem poder de compra e também endividadas, o que reduz as compras, mas também há o lado positivo, de melhoria na educação financeira da população, que está mais cuidadosa com seu dinheiro e com seus gastos”, diz Calife.

Quanto à recuperação de crédito, julho mostrou um crescimento considerável tanto na comparação com o mesmo mês em 2014 quanto na comparação com junho, com altas de 7,6% e 6,5%, respectivamente. No entanto, o número de pessoas que acertaram suas dívidas entre janeiro e julho de 2015 caiu 2,4% em relação ao mesmo período de 2014.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso