Diário da Região

20/04/2005 - 18h54min

Política monetária

Copom aumenta juros pela 8ª vez consecutiva

Política monetária

Arte/Terra-Invertia NULL
NULL
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) elevou nesta quarta-feira, pela oitava vez consecutiva, a taxa de juros básica da economia brasileira. A alta, no entanto, foi mais suave do que nos últimos encontros, quando a taxa subiu 0,5 ponto: "apenas" 0,25 ponto percentual, elevando o índice para 19,50% ao ano. O Copom afirmou em nota que a decisão unânime dá "prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juro iniciado em setembro".

A Selic segue sem viés - mecanismo que permitiria uma mudança em seu valor antes da próxima reunião do comitê, marcada para os dias 17 e 18 de maio. A decisão do Copom confirmou a opinião de parte do mercado, que passou a apostar na alta, ainda que moderada, após a divulgação dos últimos dados sobre a inflação no País. Todos os indicadores subiram em abril, como o IPC, da Fipe, que chegou a 1% na segunda quadrissemana do mês. As medições da FGV e do IBGE também indicaram alta nos preços.

Alguns analistas, no entanto, apostavam na manutenção da taxa em 19,25%. Desde a última reunião do Copom, em março, imaginava-se que era possível que o Banco Central tivesse encerrado o ajuste da taxa, e que em abril se iniciaria o movimento de queda da Selic. O aumento da taxa de juros vem desde setembro do ano passado. Na ocasião, o BC abandonou a taxa de 16%, que seguia estável desde abril, e iniciou a escalada para os atuais 19,50%.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso