Diário da Região

05/11/2013 - 13h44min

Brasília

CNDL: varejo pode ter em 2003 melhor Natal em 2 anos

Brasília


As vendas a prazo do varejo na semana antes do Natal, ou seja, de 18 a 24 de dezembro, devem acelerar em 2013 em relação aos anos anteriores e crescer 5% na comparação com 2012. Essa expectativa foi obtida a partir de sondagem realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Se as expectativas se confirmarem, "este será o melhor Natal para o comércio varejista dos últimos dois anos", citam SPC e CNDL, em nota. As expansões foram de 2,37%, em 2012; de 2,33%, em 2011; e de 10,89%, em 2010. Para lojistas, a injeção de R$ 143 bilhões pelo pagamento do 13º salário e a inflação sob controle são os fatores que vão alavancar as vendas do varejo neste fim de ano.

"Atualmente caminhamos sobre níveis recordes de empregabilidade. Além disso, a inflação foi domada e está sob controle. Dessa forma, os fatores dinheiro novo combinado com inflação estabilizada melhoram as condições de compra do consumidor", afirma o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

CNDL e SPC, entretanto, alertam para o fato de que o crédito poderia ter uma participação maior, e que uma das travas em relação a isso é o encarecimento dos juros. "As pessoas estão mensurando mais a relação orçamento livre versus comprometimento. Por isso, as compras à vista devem ganhar mais espaço. Já aqueles que optarem pelas compras a prazo optarão por dividi-las em prazos menores", diz Pellizzaro.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso