X
X

Diário da Região

24/03/2016 - 00h00min

CONSUMO

Cai o número de famílias endividadas e aumenta a inadimplência

CONSUMO

O crescimento do desemprego, a retração da renda e a insegurança no cenário político contribuirão para que o consumidor permaneça cauteloso em adquirir bens duráveis, como carro e imóveis, daqui para frente, prevê a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marianne Hanson. A tendência, diz ela, é evitar a contratação de financiamentos de longo prazo, a juros altos, como os atuais.

O esperado é que, nos meses seguintes, a proporção de famílias que se declaram endividadas diminua, como já aconteceu de fevereiro para março, quando a taxa passou de 60,8% para 60,3%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quarta-feira, 23, pela CNC.

Também é atípico para o período o casamento de queda do endividamento com o aumento da inadimplência, como aconteceu em março. O total de pessoas que informaram ter contas em atrasou pulou de 23,3% em fevereiro para 23,5%. Em geral, quando a inadimplência sobe, consumidores recorrem a empréstimo para saldar suas dívidas. Mas, dessa vez, o crescimento do desemprego, ou mesmo o temor de ficar desempregado, serviu para conter o ímpeto de recorrer a novos empréstimos, segundo Marianne.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso