X
X

Diário da Região

10/03/2015 - 12h35min

São Paulo

bolsas europeias caem com incertezas sobre Grécia e queda do petróleo

São Paulo


As bolsas europeias terminaram em baixa nesta terça-feira, 10, em meio a temores sobre o desenrolar das negociações sobre a Grécia e também à queda do preço do petróleo, que afetaram os papéis das empresas de energia. Como resultado, o índice Stoxx 600 recuou 0,5%, fechando aos 391,41 pontos.

Investidores se mostraram mais cautelosos diante do sentimento de que, passadas duas semanas do acordo entre a Grécia e os credores internacionais, não houve avanços significativos na agenda de reformas. Amanhã, técnicos de ambos os lados começarão a estudar a proposta grega de reforma.

As incertezas sobre a Grécia têm dominado as atenções na região nos últimos meses. Parte do mercado, entretanto, acredita que uma eventual saída do país da zona do euro não será catastrófica. Em relatório publicado hoje, a Standard & Poor's disse acreditar que um eventual "grexit" não afetaria de forma significativa os bancos estrangeiros.

"Consideramos que o impacto direto sobre os bancos é limitado, uma vez que eles estão menos expostos ao governo, às instituições e aos bancos gregos do que estavam em 2012", escreveu o analista Osman Sattar.

O pregão também foi influenciado pelo desempenho das empresas de petróleo, cujas ações acompanharam a queda do preço da commodity. Analistas mantiveram a expectativas de que os estoques globais devem continuar subindo nos próximos meses.

Em Londres, o índice FTSE-100 terminou na mínima, aos 6.702,84 pontos (-2,52%), influenciado pelos papéis das petrolíferas e também das mineradoras, que sofreram com a alta do dólar. O fortalecimento da moeda norte-americana torna as commodities mais caras para compradores que possuem outra divisa. Entre os destaques negativos, as ações do BG caíram 7,40%, enquanto as da Tullow Oil recuaram 7,02%. Já os papéis da mineradora Rio Tinto perderam 2,77%, enquanto os da BHP tiveram queda de 0,75%.

O índice DAX, da bolsa de Frankfurt, recuou 0,71%, aos 11.500,38 pontos, enquanto o CAC-40, da bolsa de Paris, recuou 1,12%, aos 4.881,95 pontos. Destaque para os papéis da Total e da Technip, que perderam 3,22% e 3,98%, respectivamente.

Em Milão, o índice FTSE-Mib fechou em queda de 0,97%, aos 22.345,77 pontos, enquanto o IBEX-35, da bolsa de Madri, perdeu 1,38%, terminando aos 10.902,20 pontos. O índice PSI-20, da bolsa de Lisboa, recuou 2,35%, para 5.552,82 pontos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso