X
X

Diário da Região

18/02/2015 - 16h21min

São Paulo

Bolsas da Europa têm maior patamar em 7 anos com esperança de acordo com Grécia

São Paulo


As bolsas europeias encerram o pregão majoritariamente em alta, com os investidores apostando que o eventual acordo entre a Grécia e os seus credores internacionais irá garantir a sobrevivência da zona do euro. O índice Stoxx 600 encerrou em alta de 0,89%, aos 380,37 pontos - o maior patamar em sete anos.

Desde ontem, o noticiário originário de Atenas apontava para uma nova rodada de negociações, o que deu impulso às bolsas desde a abertura. Por volta da metade do pregão desta quarta-feira, 18, o porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellarides, confirmou que o país irá enviar amanhã uma proposta para extensão do programa de ajuda financeira.

Segundo autoridades gregas, o governo de Alexis Tsipras, que tomou posse no mês passado, ainda está elaborando os detalhes do acordo, que deverá solicitar uma extensão de quatro a seis meses do programa atual.

Diante da possibilidade de um acordo definitivo, o índice Atex, da Bolsa de Atenas, encerrou em alta de 1,06%, aos 847,53 pontos. Os papéis do National Bank of Greece subiram 6,8%, do Piraeus Bank avançaram 4,9% e do Eurobank Ergasias ganharam 6,1%.

Apesar do tom positivo das negociações, analistas pregam cautela em relação à Grécia. "Ainda estamos longe de um acordo e o risco de saída da Grécia da zona do euro permanece elevado, em algo como 35%", escreveu o economista-sênior do Berenberg, Christian Schulz, em nota enviada a clientes.

A Bolsa de Milão liderou os ganhos na região e fechou em alta de 1,85%, aos 21.659,33 pontos, na máxima do dia. Analistas disseram que os investidores italianos enxergaram que a solução da crise da Grécia evitaria o contágio nos demais mercados europeus. Mais uma vez os bancos foram destaques entre as maiores altas: ações do Monte dei Paschi avançaram 4,83%, do Intesa Sanpaolo subiram 1,69% e do Popolare di Milano ganharam 4,71%.

O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, subiu 0,95%, fechando em 4.799,03 pontos. Os papéis do Crédit Agricole lideraram os ganhos entre os bancos franceses, com alta de 7,60%, após a divulgação de um aumento de 13% no lucro líquido no quarto trimestre de 2014.

Em Frankfurt, o índice DAX encerrou em alta de 0,60%, aos 10.691,00 pontos. Além das ações do setor bancário, a K+S subiu 3,30% após a consultoria Kepler Cheuvreux aumentar o preço-alvo dos seus papéis.

Em Lisboa, o índice PSI-20 subiu 1,30%, fechando em 5.486,30 pontos. Em Madri, o índice IBEX-35 avançou 1,00%, encerrando em 10.805,30 pontos.

Na contramão das principais bolsas do continente, a Bolsa de Londres fechou estável, em 6.898,08 pontos. O mercado inglês até ensaiou durante o pregão bater a máxima histórica, de 6.930 pontos, mas a alta não se manteve. Os investidores enxergaram que a ata da última reunião do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) sinaliza uma menor inclinação aos estímulos a economia. O setor imobiliário também sofreu no pregão de hoje.

Após o rebaixamento pelo Barclays, os papéis da Intu Properties cederam 3,27%. O banco também advertiu sobre as perspectivas do setor imobiliário britânico, o que provocou a queda das ações da Hammerson (-2,63%) e da British Land (-2,23%).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso