X
X

Diário da Região

15/01/2015 - 08h35min

São Paulo

Banco Central da Suíça elimina taxa de câmbio mínima e reduz taxa de depósitos

São Paulo


O Banco Central da Suíça (SNB, na sigla em inglês) eliminou nesta quinta-feira a taxa de câmbio mínima de 1,20 euro por franco suíço, ao mesmo tempo em que reduziu a taxa de depósitos para -0,75%, de -0,25%. A autoridade monetária do país também levou a faixa-alvo da taxa Libor de três meses para terreno ainda mais negativo, entre -1,25% e -0,25%. Antes, o intervalo era de -0,75% a 0,25%.

Em comunicado ao mercado, o SNB afirma que a "sobrevalorização do franco suíço diminuiu como um todo desde a introdução da taxa de câmbio mínima", o que motivou a decisão de descartar a medida. A taxa, que foi introduzida em período de excepcional sobrevalorização do franco suíço e grande nível de incerteza nos mercados financeiros, tinha por objetivo proteger a economia do país.

O BC suíço cita que passou a haver divergências entre as políticas monetárias e as principais moedas, em "tendência que deve se tornar ainda mais pronunciada". A autoridade monetária se refere à desvalorização do euro em relação ao dólar, levando o franco suíço a se depreciar ante à divisa norte-americana por consequência. "Nessas circunstâncias, o SNB concluiu que garantir e manter a taxa mínima de câmbio contra o euro não se justifica mais". Para impedir que o fim da medida de câmbio leve a condições monetárias mais apertadas, o SNB também decidiu reduzir significativamente a taxa de depósitos.

O banco central considera que o franco suíço segue sobrevalorizado e não descarta futuras intervenções no mercado de câmbio. "O SNB continuará a levar em conta a situação da taxa de câmbio na formulação de sua política monetária no futuro. Se necessário, ele continuará ativo no mercado de câmbio para influenciar condições monetárias".

Como consequência da decisão do SNB, o euro e o dólar se desvalorizaram fortemente ante o franco suíço.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso