X
X

Diário da Região

20/10/2015 - 11h19min

Greve

Bancários retomam negociação salarial hoje

Greve

Guilherme Baffi/Arquivo Categoria pede reajuste de 16% (Foto: Guilherme Baffi/Arquivo)
Categoria pede reajuste de 16% (Foto: Guilherme Baffi/Arquivo)

Depois de 15 dias da greve dos bancários, as negociações entre os trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) serão retomadas nesta terça-feira, 20. A Fenaban solicitou na noite desta segunda-feira, 19, ao Comando Nacional dos Bancários, uma nova rodada para discutir a campanha salarial da classe. O encontro será hoje, às 16 horas, em São Paulo.

“Nossa expectativa é que eles saiam daquela linha de um reajuste muito abaixo da inflação com abono, pois sabemos que é prejudicial para a carreira dos bancários e das bancárias. Nós queremos a reposição da inflação, mais ganho real. Isso é o que todos nós desejamos ouvir”, afirmaram o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, Roberto Von Der Osten.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Rio Preto, a pauta com as reivindicações dos bancários, pedindo 16% de reajuste (5,7% de aumento real mais 10,3% da inflação no período de setembro de 2014 a agosto de 2015), foi entregue à Fenaban no dia 11 de agosto. A resposta da federação veio no dia 25 de setembro, quando os bancos apresentaram a proposta de reajuste de 5,5%, mais abono de R$ 2,5 mil.

Paralisação

Em Rio Preto, o Sindicato dos Bancários informa que os funcionários de 75 das 85 agências bancárias existentes aderiram à greve. “Todas as agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Itaú, Santander, HSBC, Mercantil do Brasil e do Safra estão fechadas. Os funcionários de duas agências do Bradesco também pararam o atendimento ao público e pode ser que outras agências venham a fechar nesta semana. Na base territorial do Sindicato, que abrange 32 cidades, cerca de 80% das agências estão fechadas”, informou em nota.

A greve deste ano já dura mais que a de 2014, que foi encerrada no quarto dia de paralisação. Em 2013 a greve durou 22 dias. Além do reajuste salarial, os bancários pedem contratação de mais funcionários para acabar com as filas nas agências, o fim das metas abusivas, do assédio moral e a redução dos juros astronômicos cobrados pelos bancos.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso