X

Diário da Região

24/07/2014 - 08h29min

Brasília

Ata do Copom volta a indicar crescimento menor em 2014

Brasília


O Banco Central reafirmou, na ata do Copom divulgada nesta quinta-feira, 24, que o ritmo de expansão da atividade doméstica tende a ser menos intenso este ano em comparação a 2013, e que, no médio prazo, mudanças importantes devem ocorrer na composição da demanda e da oferta agregada. No documento, no entanto, o BC troca o termo "aproximar" por "sugerir" ao se referir ao hiato do produto. "As taxas de expansão da absorção interna têm sido maiores do que as do PIB, mas que as evidências sugerem convergência", diz a ata. Nesse cenário, avaliou o BC, o consumo tende a crescer em ritmo mais moderado do que o observado em anos recentes e os investimentos a ganhar impulso.

O BC repete a avaliação de que o cenário de maior crescimento global, combinado à depreciação do real, "milita" no sentido de torná-lo mais favorável ao crescimento da economia brasileira. O BC também manteve a avaliação de que "emergem" perspectivas mais favoráveis à competitividade da indústria, e também da agropecuária; e o setor de serviços tende a crescer a taxas menores do que as registradas em anos recentes.

"É plausível afirmar que esses desenvolvimentos - somados a avanços na qualificação da mão de obra e ao programa de concessão de serviços públicos - traduzir-se-ão numa alocação mais eficiente dos fatores de produção da economia e em ganhos de produtividade", ressalta a ata. Para o BC, essas mudanças dependem do fortalecimento da confiança de firmas e famílias.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso