X
X

Diário da Região

26/04/2016 - 00h00min

IMPOSTO DE RENDA

Apenas 57% das declarações da região foram entregues

IMPOSTO DE RENDA

Arquivo  
 

Faltam apenas quatro dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e apenas 57% dos contribuintes da região de Rio Preto já cumpriram sua obrigação. Até a meia-noite do último domingo, dia 24, o banco de dados da Receita Federal havia recebido 146 mil declarações de contribuintes das 72 cidades que fazem parte da Delegacia da Receita Federal de Rio Preto. A expectativa para todo o período é de 253 mil declarações, ou seja, faltam 107 mil.

Para estes contribuintes que ainda não entregaram, a dica é correr, afirma o contabilista Marcos Apóstolo. “Faça a entrega o mais rápido possível, essa é mais uma obrigação tributária que não tem como escapar. Deixar para a última hora é só para quem gosta de fortes emoções.”

 

Arte - Imposto de Renda - 26042016 Clique na imagem para ampliar

Se deixar para a última hora, o contribuinte pode enfrentar congestionamento e até a perda do prazo. “E caso não consiga entregar a declaração, terá que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês”, alerta o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

Além disso, há aqueles que ainda não conseguiram reunir toda a documentação. Nesse caso, uma opção, mesmo que longe de ser a ideal, é entregar a declaração incompleta e depois retificar, aconselha Domingos. “A entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina, porém depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores.”

Destinação

Todo contribuinte pessoa física que for entregar a declaração do IR no modelo completo pode destinar 3% do imposto devido para entidades cadastradas que cuidam de crianças e adolescentes carentes. Depois da declaração do Imposto de Renda (modelo completo) totalmente preenchida, o contribuinte deve acessar ‘Resumo da Declaração’, clicar na ficha ‘Doações Diretamente na Declaração – ECA’ e então escolher o fundo municipal, selecionando o Estado de São Paulo e a cidade.

O próprio sistema fará o cálculo de quanto poderá ser doado, no caso, 3% do imposto devido. Depois disso, basta clicar em ‘Declaração’ e ‘Imprimir DARF de Doações Diretamente na Declaração – ECA’. O recolhimento deve ser feito em qualquer banco credenciado até a próxima sexta-feira, dia 29.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso