X
X

Diário da Região

16/11/2016 - 09h33min

São Paulo

Após rápida expansão, Madero busca sócio

São Paulo

Depois de duas tentativas fracassadas, em 2014 e 2015, a rede de restaurantes Madero pretende finalmente fechar a venda de parte da empresa. A intenção do fundador, Junior Durski, é se desfazer de até 20% do negócio e levantar capital para saldar a dívida que a companhia tem com a gestora HSI e concretizar seu plano de expansão da rede. Com previsão de fechar o ano com um faturamento de R$ 350 milhões e 85 unidades em operação, o Madero foi a 14ª empresa que mais cresceu no país entre 2013 e 2015, a uma taxa média de 55% ao ano, segundo ranking da Deloitte. Para manter o ritmo de crescimento, a rede precisará de R$ 120 milhões em 2017. Do total, 17% serão destinados à ampliação da fábrica, instalada em Ponta Grossa (PR), e o restante, à abertura de 40 unidades - cinco delas no exterior. Apesar de hoje ter 15 franquias, a ideia é que as novas lojas sejam próprias. Em 2014, Durski planejava vender uma participação de 33% do negócio ao 2bCapital, fundo criado pelo Bradesco em parceria com o Banco Espírito Santo. O acordo naufragou com o colapso do banco português, um dos pivôs do escândalo da operadora Oi, que depois viria a ser salvo pelo governo daquele país. Em 2015, houve conversas com o fundo de investimentos Actis, que acabaram não avançando, e o empresário optou por emitir debêntures de R$ 88 milhões - compradas pela paulistana HSI. Marca. Especialistas da área afirmam que o modelo do Madero é sólido. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, a marca conseguiu o respeito do mercado por oferecer produto e serviço de qualidade. A empresa também abriu um segmento novo, já que não existe outra rede premium no País especializada em hambúrgueres. "O Madero chegou na hora certa, no local certo e com o produto certo." Solmucci pondera, porém, que a expansão no exterior pode não ter o mesmo sucesso da brasileira, pois operar no exterior exige modificações no negócio. "Nem sempre o modelo de gestão se adapta a outro país. Nos Estados Unidos, pode ser mais fácil contratar e demitir, por exemplo, mas a rotatividade de funcionários é maior." Hoje, o Madero tem uma unidade em Miami. Outras cinco deverão ser abertas na Flórida em 2017. Durski admite ainda estar aprendendo a operar fora do País, mas quer ampliar a operação nos EUA para que seja possível trabalhar lá apenas com produtos fabricados no Paraná, como já faz no Brasil - a empresa produz em sua fábrica desde os hambúrgueres até os bolos do petit gâteau. "Precisamos ter volume para compensar o envio das mercadorias", diz. Para Caio Gouvêa, consultor em food service que destaca o design das lojas da rede como um dos fatores de sucesso, o momento é bom para a transação. O atual patamar do dólar torna o Brasil mais barato para investidores estrangeiros, o que poderia tornar a companhia um alvo de fundos internacionais. Apesar de o crescimento da receita previsto para este ano chegar a 50%, o Madero não deverá registrar expansão nas lojas que estão em funcionamento há mais de um ano. A alta será puxada apenas pelas unidades novas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso