X
X

Diário da Região

18/10/2014 - 07h39min

Berlim

Alertas sobre deflação na Europa são exagerados, diz Ifo

Berlim


O presidente do instituto Ifo, que realiza uma das pesquisas mais importantes sobre o sentimento dos empresários na Alemanha, classificou os recentes alertas sobre deflação na Europa como "exagerados", segundo prévia de um comentário que será publicado pela revista WirtschaftsWoche.

Hans-Werner Sinn, que coordena o instituto alemão, também afirmou que o Banco Central Europeu (BCE) não deveria associar os riscos de deflação à ampliação de sua política monetária expansionista.

"O Tratado de Maastricht não deu ao BCE a tarefa de conduzir a inflação para 2%, mas de mantê-la em zero por cento", disse Sinn, acrescentando que o mandato do BCE é manter a estabilidade dos preços, e não resgatar bancos e governos.

Na quinta-feira, a Eurostat - agência de estatísticas da União Europeia - confirmou que a taxa de inflação ao consumidor da zona do euro recuou para 0,3% em setembro, de 0,4% no mês anterior, atingindo o patamar mais baixo desde outubro de 2009. A meta de inflação do BCE é de taxa ligeiramente inferior a 2% no médio prazo.

Os comentários de Sinn vêm em meio a preocupações crescentes sobre o crescimento anêmico da zona do euro e temores de deflação no bloco. Em junho e setembro, o BCE anunciou cortes nas taxas de juros e planos de comprar bônus cobertos e títulos lastreados em ativos (ABS, na sigla em inglês), numa tentativa de reverter essa situação.

Analistas preveem que o BCE precisará ser ainda mais agressivo em sua política de estímulos e lançar um programa de relaxamento quantitativo, que envolveria compras em larga escala de bônus soberanos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso