Diário da Região

23/06/2009 - 23h06min

Meio Ambiente

?Agenda 21? estimula novos investimentos

Meio Ambiente

Thomaz Vita Neto Rajindra Kaur Singh: Rio Preto pode se tornar um centro de excelência
Rajindra Kaur Singh: Rio Preto pode se tornar um centro de excelência
Uma cidade que tem o desenvolvimento organizado permite a capitação de investimentos e a Agenda 21 é um processo que busca definir metas de sustentabilidade para isso. É o que afirmou o consultor de desenvolvimento de negócios, formação de líderes e gestão de mudanças, Hans Alois Schaeffer Niemann. Niemman participou ontem de um encontro realizado no Centro de Convenções da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto (Acirp) e reuniu representantes de 30 entidades e empresários para tentar traçar os planos para o desenvolvimento sustentável de Rio Preto por pelo menos 30 anos, incluindo a política social, econômica e ambiental, com base na Agenda 21.

O consultor falou sobre a experiência de Piracicaba, a quarta cidade do País a adotar a Agenda 21, um processo de planejamento estratégico participativo que visa a promover o desenvolvimento sustentável do município, aquele que não esgota os recursos naturais existentes para o futuro. Para o diretor regional do Centro das Indústrias no Estado de São Paulo (Ciesp), Luiz Fernando Lucas, é vital a compatibilização do crescimento econômico com maior equilíbrio social e ambiental. Preservar o patrimônio natural e garantir de forma racional o atendimento às necessidades das atuais e futuras gerações são questões prioritárias no mundo e Rio Preto não pode ficar de fora. ?É importante que toda a sociedade participe e indique seus sonhos e cobre resultados?, afirmou Lucas.

Entre as ações prioritárias da Agenda 21 estão programas de inclusão social que garantam acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda, além de sustentabilidade urbana e rural, preservação de recursos naturais e minerais e a ética política. O processo será desenvolvido pela sociedade rio-pretense, em parceria da sociedade civil, Prefeitura e demais instituições de governo. Para a urbanista Rajindra Kaur Singh, que também participou do encontro, Rio Preto tem uma paisagem urbana especial e possui todas as condições para se tornar um centro de excelência nacional no futuro. Isto porque, segundo ela, a cidade apresenta harmonia urbana, espaços vazios e pequenos conflitos, fáceis de serem solucionados.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso