- segunda-feira, 05 de fevereiro
A novela do adiantamento do 13º salário para aposentados e pensionistas continua. Depois de o Ministério da Fazenda ter anunciado o parcelamento da primeira parcela em duas vezes – 25% em setembro e 25% em outubro –, a presidente Dilma Rousseff resolveu fazer mais uma mudança. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que ela vai pagar a primeira parcela inteira em setembro, a partir do dia 24. Os outros 50% serão pagos em dezembro.
Com a mudança, agora a região de Rio Preto receberá aproximadamente R$ 168 milhões, ou seja, metade do adiantamento. O restante será pago em dezembro. O valor foi calculado levando em conta a folha de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de julho para a região, que contava com 325.763 aposentados, pensionistas beneficiários.
O adiamento no pagamento provocou reação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi), que acusou o governo de gerar "um colapso nas finanças de grande parte dos aposentados e pensionistas, que já empenharam esse dinheiro". Segundo o economista Bruno Sbrogio, as mudanças constantes na decisão apontam para uma disputa interna forte no governo. “O País está sem dinheiro, houve uma queda bruta na arrecadação, que é a fonte de renda do governo, mas, atrasar esse adiantamento seria problemático, iria contribuir ainda mais para a incerteza e a insatisfação da população.”
Para o aposentado Antônio Bermuzzi Filho, de 63 anos, o mais preocupante é a indefinição e as constantes mudanças. “Isso tudo afetou todos os aposentados, que são os que mais sofrem, sempre. Os preços dos remédios vão ficando cada vez mais caros, os planos de saúde também. Dessa forma, não podemos fazer planejamento nenhum. Todos estão esperando pelo seu décimo terceiro. Eu, por exemplo, quero guardar esse dinheiro para ver se consigo recuperar as perdas dos nossos salários e para uma emergência.” Apesar da cautela com o Planalto com a antecipação, a própria presidente e os ministros da área econômica já receberam, em julho, 50% de suas remunerações extras.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020