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Diário da Região

05/06/2016 - 00h00min

DINHEIRO SUADO

Academias têm se mostrado os mais resistentes na crise

DINHEIRO SUADO

Guilherme Baffi A academia Apollo Sports abriu uma terceira unidade no final de 2015, na região norte de Rio Preto, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões dos sócios Anderson Furtado e Marco Takaara
A academia Apollo Sports abriu uma terceira unidade no final de 2015, na região norte de Rio Preto, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões dos sócios Anderson Furtado e Marco Takaara

As academias de Rio Preto não sentiram tanto o peso da crise. Segundo empresários do meio, entre os negócios do setor de serviços, aqueles voltados para a atividade física foram os menos afetados pelo atual cenário econômico. Pelo contrário, a crise contribuiu para que houvesse um aumento na procura por atividade física como forma de extravasar as tensões do dia a dia e esquecer os problemas. Os números comprovam este cenário.

Entre janeiro e maio de 2016, foram registrados na Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Rio Preto 27 novos empreendimentos inseridos nas atividades de condicionamento físico, ensino de esportes e de dança. No mesmo período de 2015, foram 9 novos empreendimentos, ou seja, um crescimento de 200%. Esse total de empresas nos cinco primeiros meses deste ano representa aproximadamente 69,2% do total aberto em 2015 inteiro (39).

O crescimento tem sido quase que constante nos últimos cinco anos. Em todo o ano de 2012, foram oito novos empreendimentos registrados. Subiu para 19 em 2013 e saltou para 40 em 2014. No total, são 177 empresas ligadas ao segmento em Rio Preto, entre academias tradicionais e estabelecimentos mais específicos, como aqueles focados em ioga, luta e pilates, entre outros. Para o economista Hipólito Martins Filho, a primeira razão para o sucesso constante deste tipo de empreendimento é o culto à aparência disseminado em nossa sociedade. 

“No capitalismo, o que vale é a imagem. Isso é o que motiva muitos desses alunos que frequentam academias. Mas a questão da saúde começa a ganhar espaço. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com uma vida saudável e isso leva uma outra parcela da população a procurar academias.” Essa preocupação crescente é apoiada pelo crescimento na disseminação de informações, garante o economista. “Há uns 20 anos ou mais, a consciência de que o exercício físico poderia ser fundamental para uma vida mais longa estava presente em poucas pessoas. 

Hoje em dia, todo mundo sabe da importância. Tanto que o público frequentador de academias é cada vez mais variado, de jovens a idosos.” Mas os motivos não param por aí. Segurança e ajuda profissional são outros dois fatores fundamentais na explicação para o sucesso destes empreendimentos, afirma Hipólito. “Dependendo do horário, fazer exercício na rua, mesmo em locais próprios para a prática, pode ser perigoso. Além disso, o cliente tem o apoio de profissionais na academia, algo que a maioria não consegue treinando sozinho.”

Expansão

O empresário Anderson Furtado, sócio proprietário da academia Apollo Sports, garante que o setor, mesmo sentindo as dificuldades da crise, continua forte. “O País deu uma parada e as academias também sentiram, mas foi menos que outros negócios voltados para a prestação de serviços. Ainda há um mercado muito grande a ser explorado. Apesar do crescente número de alunos nas academias, ainda há muita gente que não faz nenhum tipo de exercício físico”, conta. Junto com o sócio Marco Takaara, Furtado inaugurou em outubro do ano passado a terceira unidade da Apollo Sports, na região norte de Rio Preto. 

Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, o empreendimento era um sonho do empresário. “Desde que comecei, há 15 anos, queria vir para a região. Aqui precisava de uma academia bem equipada, com bons profissionais e com um valor justo”, afirma. Para evitar problemas, Furtado garante que é preciso estudar muito bem o projeto antes de investir. “Tem muito aventureiro por aí, por isso que fecham tantos empreendimentos. Fomos pesquisar o mercado, visitamos academias da região, vimos o que elas ofereciam. Tudo para nos preparar.” E o resultado não poderia ter sido mais satisfatório, diz Furtado. “Temos entre 800 e 1 mil alunos. Nossa capacidade é para 1,5 mil.”

 

José Antonio dos Santos - 05062016 Os clientes que nos procuram não querem perder tempo fazendo atividades sem regularidade ou exclusividade, diz José Antonio dos Santos, fitness coach

Cliente quer exclusividade‘

O personal trainer já é uma figura conhecida no meio da atividade física, mas José Antonio Pinheiro dos Santos levou a função além. Ele se tornou fitness coach. Em sessões mensais, o profissional analisa o perfil de comportamento e o estilo de vida pessoal e profissional de cada cliente, além de suas dificuldades em manter frequência nos treinamentos e alimentação regular. “Esses elementos são a base da conquista dos resultados. Observando as necessidades específicas, sugerimos opções para a mudança de hábitos. Escolhida a sugestão, é agendada nova sessão de coaching para verificar a eficiência da solução combinada e novas oportunidades de mudanças”, explica.

Segundo Santos, a dificuldade em manter uma frequência na prática da atividade física é comum a maioria das pessoas. Para contornar isso, o fitness coach criou uma metodologia denominada Triângulo das Mudanças. “Mude seus hábitos, mude seu corpo, mude sua vida. Entendemos que pequenas mudanças no dia a dia, depois de alguns dias, tornam-se hábitos, que provocam mudanças fisiológicas internas e externas no nosso corpo. Por sua vez, nosso corpo, estando bem e saudável, muda nossa vida.” Hoje, com quase 100 clientes e aproximadamente R$ 500 mil investidos no projeto, Santos justifica o sucesso ao bom atendimento. “O atendimento personalizado está crescendo muito porque ninguém quer ser atendido de qualquer jeito. 

Estudamos muito os perfis de clientes e de comportamento, e acreditamos que cada indivíduo tem necessidades e expectativas diferentes, por isso devem ser atendidos conforme suas características.” O perfil dos clientes que procuram um fitness coach é o de pessoas que querem resultados e que não querem perder tempo fazendo atividades sem regularidade ou exclusividade, afirma Santos. “Atendemos muitos clientes que não têm uma rotina certa nem horários fixos, pois oferecemos flexibilidade de horários e equipe qualificada e capacitada para atender a todos os tipos de necessidades.

 

Laura Torrezan - 05062016 A psicanalista e terapeuta Laura Torrezan abriu um espaço que une seu trabalho inicial com o ensino de ioga e meditação

Cresce interesse por ioga

Entre os estabelecimentos abertos neste ano está a Lila Yoga, uma academia voltada para ioga e meditação. Inaugurado em abril pela terapeuta ocupacional e psicanalista Laura Torrezan, o empreendimento segue a tendência de segmentação e personalização dos serviços e ganha com o crescimento do estresse e do dia a dia corrido das pessoas. “Há uma mudança de filosofia das pessoas. Elas estão cada vez mais preocupadas com os cuidados com a saúde e isso tem se refletido nos nossos resultados. Em dois meses, já temos 15 alunos sem nenhuma propaganda ou mídia”, conta.

Laura, que trabalhou como psicanalista por 16 anos antes de investir no empreendimento, foi fundo na busca por informações. Ela viajou para a Tailândia e para a Indonésia para aprender melhor sobre ioga. “Fiquei 45 dias por lá estudando. Quando voltei para o Brasil, fui fazer outros cursos para então abrir o espaço.” Junto com a academia, Laura continua realizando seu trabalho de psicanalista. “Agrupei os dois espaços. Aqui, trabalhamos o corpo e a mente”, diz.

‘Ainda pecam no marketing’

Apesar dos bons resultados que as academias possuem, muitas ainda não sabem explorar seu potencial total. É o que afirma o consultor do Sebrae-SP, Edgard Ferreira dos Santos Neto. Segundo ele, as academias pecam quando utilizam o marketing para mostrar suas especialidades. “Se você for olhar a página no Facebook da maioria das academias de Rio Preto, o que elas divulgam como diferencial é preço, espaço, equipamentos e localização.

Isso não é diferencial, isso é o básico que todas devem oferecer. O consumidor não está mais preocupado apenas com preço, estrutura e bom atendimento. Isso deveria ser o básico e para a sustentabilidade do negócio”, diz. Segundo o consultor, algo que deveria ser o básico e que poucos fazer é mostrar resultados. “Se você quer atrair um cliente, mostre o que você oferece e os resultados obtidos em seus alunos. Por exemplo, se você tem um bom plano de emagrecimento, coloque seus alunos que tiveram sucesso nas suas campanhas, mostre o que acontece de verdade.”

Além disso, as academias, querendo ou não, acabam se consolidando dentro de alguns nichos e elas devem abraçar isso. “Não precisa ter vergonha de dizer que seu público é o X, o Y ou o Z. Assuma o seu perfil e utilize isso a seu favor”, aconselha Neto. Por fim, utilizar o marketing digital é essencial para o sucesso. “Invista em um bom posicionamento nos mecanismos de busca, mantenha uma boa relação com os seus seguidores nas redes sociais, incentive seus alunos a fazerem check-in no estabelecimento. É preciso se mostrar e ser visto”, afirma o consultor.

 

Malu Pontes - 05062016 A empresária Malu Pontes pratica judô duas vezes por semana e não abre mão da atividade

Exercício deixa a mente no lugar’

A empresária Malu Pontes, de 39 anos, pratica exercícios praticamente todos os dias e não sabe viver sem eles. Mesmo em tempos de crise, os gastos com a prática são considerados de primeira necessidade. “Trabalho entre 18 e 19 horas por dia e só os exercícios conseguem deixar minha mente no lugar.” Malu pratica judô duas vezes por semana, faz ginástica funcional também duas vezes por semana e ainda joga vôlei de uma a duas vezes por semana. “Além do psicológico, os exercícios me ajudam a lidar com as dores físicas causadas pelo estresse. Se fico sem treinar, começo a sentir dores pelo corpo. O exercício é meu remédio”, conta. 

Smart Fit inaugura unidade em Rio Preto

O mercado fitness de Rio Preto chamou a atenção de um dos maiores grupos de academias do Brasil. A Smart Fit inaugura sua primeira unidade na cidade entre junho e julho. O empreendimento, localizado na rua Siqueira Campos, 2.827, no centro da cidade, terá um espaço de mais de 1,2 mil metros quadrados. Serão duas áreas principais para a prática de exercícios físicos. Uma delas é voltada para as atividades cardiovasculares, com esteiras e elípticos, além de equipamentos para membros inferiores e superiores e treinos específicos para a região do abdômen e da lombar. A segunda é um espaço com pesos livres para musculação, na qual o cliente pode contar com a orientação dos instrutores. 

Segundo Edgard Corona, fundador e presidente da Smart Fit, a região tem forte potencial para o mercado fitness. “É um grande prazer incentivar, ainda mais, a prática de atividade física com a abertura desta unidade em Rio Preto, cidade que já conta com grande número de adeptos à vida saudável”, comenta o empresário. Em Rio Preto, serão dois planos de matrícula: o cliente poderá treinar por uma mensalidade de R$ 59,90, ou, optando pelo Plano Black, por R$79,90 mensais. A Smart Fit conta com mais de 210 unidades no Brasil. 

 

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