X
X

Diário da Região

26/04/2016 - 10h23min

São Paulo

A batalha para abrir um shopping em plena crise

São Paulo

Imagine entrar num shopping na cidade de São Paulo e encontrar o Cruzeiro's Bar, a Maisvaldir como revenda de eletrodomésticos e o Cineflix operando as salas de cinema. A freada nas vendas do comércio e aumento de lojas vazias por causa da crise abriram as portas dos shoppings novos para varejistas que até pouco tempo atrás não imaginavam que poderiam estar num centro comercial na capital paulista. O Cruzeiros Bar, a Maisvaldir e o Cineflix, por exemplo, estreiam esta semana no Cantareira Norte Shopping. É um centro de compras que fica na zona noroeste de São Paulo, em Parada de Taipas, com inauguração marcada para a quarta-feira, 27. "A principal sequela da crise é que ficou mais difícil trabalhar", afirma Claudio Sallum, sócio da Lumine, administradora do shopping e sócia minoritária do empreendimento, projetado na época em que o comércio varejista crescia 7,5% ao ano. Ele revela que teve de ir atrás de novas lojas, compatíveis com o consumidor de classe C, que é o cliente predominante da região, para preencher o mix do shopping. Embora o empreendimento tenha lojas âncoras de peso, como Renner, Riachuelo, C&A, Kalunga, por exemplo, o novo shopping não conta com nenhuma revenda de eletrodomésticos conhecida dos paulistanos. Foi exatamente nesse segmento que as vendas despencaram em 2015, com queda de 18% sobre 2014, segundo o IBGE. "Dos grandes de eletrodomésticos, nenhum veio. Isso é reflexo da crise", diz Sallum. Fundada em 1990 no ABC paulista, a rede regional Maisvaldir foi a alternativa encontrada pelo shopping para preencher essa lacuna. Flavio Mattioli, diretor da varejista de artigos para casa, com nove pontos de venda fora da cidade de São Paulo e uma loja virtual, diz que era um projeto antigo estar presente na capital. Mas o sonho foi adiado por uma questão de custos. Na loja do Cantareira, com 855 m², foram gastos R$ 2 milhões. A expectativa é que o investimento se pague em quatro anos. Vilso Dargas, dono do Cruzeiros Bar, desembolsou R$ 1,5 milhão, num restaurante de 300 m² no Cantareira. Fundado em 2005 no bairro da Barra Funda, o Cruzeiros Bar é um restaurante que tem como mote porções fartas a preços acessíveis. Foi pela primeira vez para um shopping em 2012, no Grand Plaza, em Santo André. A crise, diz Dargas, tem um lado positivo, pois levou à reestruturação das operações e abriu espaço para novas marcas. O empresário conta que nos shoppings novos, como o Cantareira e o Plaza Carapicuíba, onde abriu um restaurante em setembro, ele conseguiu boas negociações. "Não teve luva (um valor cobrado pelo ponto) e as exigências no aluguel foram menores." Segundo Sallum, o valor do aluguel já é 20% menor em relação ao planos de negócios traçados antes da crise. Promoções Até o operador de cinema das seis salas do Cantareira é uma marca desconhecida dos paulistanos. Originária de Maringá (PR), a Cineflix vai estrear na capital paulista. A empresa tem quatro anos e 12 cinemas espalhados entre Paraná, Goiás, Mato Grosso, DF e interior de São Paulo. Sallum diz que a exibidora foi escolhida por ser agressiva em promoções. Além de buscar lojas pouco conhecidas nacionalmente e ser mais flexível no aluguel, Sallum decidiu fatiar a área de vendas. O projeto inicial era erguer um shopping com 27 mil m² de Área Bruta Locável e 195 lojas. Mas, numa 1ª fase, 20 mil m² vão abrigar 135 lojas. Desse total, 117 foram alugadas, mas apenas 80 lojas devem abrir as portas na quarta-feira. Foram investidos R$ 300 milhões no shopping, que deve faturar R$ 440 milhões no 1º ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso