Diário da Região

05/11/2013 - 19h59min

Rio

Índice de confiança do comércio melhorou em outubro

Rio


O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) recuou 2% em outubro em comparação ao mesmo mês de 2012. Apesar de ainda mostrar redução, o resultado é melhor do que os observados em agosto (-4,2%) e setembro (-2,6%), no mesmo tipo de comparação. A queda menos intensa foi resultado da melhora nas expectativas dos empresários e da maior disposição para investir.

Quando comparado a setembro deste ano, o índice avançou 2,9% no mês passado, para 125,5 pontos (sem descontar os efeitos sazonais). No ano, a retração acumulada é de 2,7%. O indicador foi divulgado ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

"A esperada melhora do nível de confiança do empresário do comércio na comparação mensal pode ser explicada pelo maior aquecimento sazonal do setor no segundo semestre. A perspectiva de recuperação das vendas a médio prazo poderá elevar o grau de confiança dos empresários do setor, caso o nível geral de atividade da economia acelere nos próximos meses", informou a CNC em nota.

Revertendo o recuo observado nos últimos dois meses, os empresários mostraram maior propensão para investir. O Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (Iiec), um dos componentes do Icec, avançou 1,3% na comparação com outubro de 2012. Em relação a setembro, o avanço foi de 3,3%.

"A expectativa de maior crescimento das vendas a médio prazo elevou o porcentual de empresários dispostos a aumentar significativamente as contratações nos próximos meses", avaliou a CNC. No curto prazo, porém, a ampliação de estoques deve ser tímida, apenas para atender à demanda de fim de ano. Ainda há empresas com estoques acima do desejado.

Segundo a CNC, 86,4% dos empresários avaliam que a economia vai melhorar nos próximos meses. As projeções otimistas contrastam com a percepção atual. "Para 59,2% dos empresários ouvidos, as condições econômicas pioraram no período de um ano, sendo que 25% relataram piora acentuada."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso