Diário da Região

05/07/2016 - 00h00min

JAM SESSION

Violeiro Renato Gagliardi recebe convidados no Sesc

JAM SESSION

GUILHERME BAFFI Gagliardi estuda a viola caipira na música de concerto há 30 anos. (Foto: Guilherme Baffi)
Gagliardi estuda a viola caipira na música de concerto há 30 anos. (Foto: Guilherme Baffi)

Renato Gagliardi, músico dedicado à pesquisa sobre viola caipira, vai fazer uma apresentação nesta sexta-feira, 8, às 21h, no Sesc. No palco, o artista estará acompanhado dos músicos João Pazzini (contrabaixo), César Meneguetti (percussão) e Adriano Marcondes Dias (violão de sete cordas) e comandará uma jam session especial.

Os músicos partem da pesquisa de Gagliardi sobre viola caipira e o desenvolvimento de técnicas que a associam ao universo sinfônico. A apresentação é válida pelo projeto De Improviso. A entrada é gratuita.

O repertório, pré-determinado pelo músico, terá uma versão estilizada de Brasileirinho, uma mistura entre a canção Mercedita com uma sonata de Beethoven e outras faixas como Tristeza do Jeca, conhecida nas vozes de Tonico & Tinoco, e Trenzinho do Caipira, de Villa Lobos. “Vamos fazer algo popular, mais solto”, diz.

Gagliardi afirma que a apresentação segue o mesmo formato do projeto Suíte Cabocla, que reúne música instrumental para viola caipira, quarteto de cordas, contrabaixo e percussão e inclui a viola na música de concerto.

O projeto é resultado de mais de 15 anos de pesquisa sobre a musicalidade da viola caipira, cuja proposta é difundir o instrumento na música erudita, evidenciando sua pertinência como instrumento de concerto. O projeto propõe uma série de concertos e o acesso à composições de nomes como Villa-Lobos, Beethoven, Bach e outros ícones da música clássica. No momento, Suíte Cabocla está na fase de captação de recursos para realização de 16 concertos no interior de São Paulo.

Gagliardi tem 30 anos de carreira. Sua trajetória teve início no Conservatório Musical de Tatuí, como bolsista. Atualmente, ele é integrante da Orquestra Filarmônica de Rio Preto e da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, mas já atuou na Orquestra Filarmônica de Goiás e foi regente da Orquestra de Viola Caipira de Rio Preto.

Como violeiro, idealizou o projeto Madeira e Vento, iniciativa para a união da viola caipira aos instrumentos sinfônicos. Em 1997 e 1998, numa turnê pela Itália e a Suíça, trabalhou na divulgação de sua pesquisa. Um de seus grandes trabalhos foi na abertura do rodeio internacional de Barretos, no ano de 2006, tocando o Hino Nacional com viola caipira e acompanhado da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos.

Serviço

Renato Gagliardi e convidados
Sexta-feira, 8, às 21h, na comedoria do Sesc
Gratuito. Informações: (17) 3216-9300

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso