X

Diário da Região

03/06/2015 - 14h29min

ARTES PLÁSTICAS

Sesi recebe exposição 'Mestres da Arte Espontânea'

ARTES PLÁSTICAS

Divulgação Trabalho em óleo sobre tela
Trabalho em óleo sobre tela "Ensaio da Escola", de Sergio Vidal, de 2009 (Fotos: Reprodução)

O Teatro do Sesi Rio Preto recebe, a partir da terça-feira, dia 9, a exposição "Mestres da Arte Espontânea", dedicada à produção artística espontânea brasileira, a chamada arte naïf.

Com entrada gratuita, a mostra fica até o dia 2 de agosto, apresentando um panorama da arte popular nacional, com curadoria de Denise Mattar, que já esteve à frente do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

"Mestres da Arte Espontânea" substitui a exposição "Baile", de esculturas, das artistas Gigi Manfrinato e Sandra Lee. A exposição traz uma seleção de dez pinturas e oito esculturas, da coleção de Roberto Rugiero, da conceituada Galeria Brasiliana.

São 15 artistas, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Paraíba, que apresentam obras que refletem suas tradições e trazem temas de seu contexto social, dos santos às festas, das cenas do cotidiano aos animais selvagens.

A espontaneidade, o colorido e a criatividade estão entre as principais características que as obras têm em comum.

Tela Ranchino Obra em acrílica sobre tela, chamada "Amanhecer", de Ranchinho, de 1994

“O conceito de arte espontânea, conhecida anteriormente por arte naïf, vem ganhando maior relevância e alguns dos mais destacados mestres estão representados nesta mostra. Vale a pena conferir”, diz Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do Sesi-SP.

Abrindo a exposição, no dia 9, haverá um coquetel para todo público, às 19h30, com a presença da curadora Denise Mattar e do colecionador Roberto Rugiero.

Os artistas que integram a exposição são: o pintor mineiro Acae (1950-1970); o baiano Alcides Pereira do Santos (1932-2007), considerado um dos maiores primitivistas brasileiros; o pintor paulista Alex dos Santos; o pintor pernambucano Bajado (1912-1996); o pintor e escultor Geraldo de Andrade, também de Pernambuco; além do escultor J. F. Cunha, outro pernambucano.

Também estão entre os artistas da mostra o escultor indígena Karanai, da nação indígena Mehinaku, que reside no Parque Nacional Indígena do Xingu, no Mato Grosso; o pintor pernambucano Manezinho Araújo (1910-1993); o escultor paraibano Oziel; o pintor paulista Ranchinho (1923-2003); o escultor alagoano Resendio; Roberto de Almeida, escultor do Mato Grosso; Roberto Vital, escultor pernambucano; Sérgio Vidal, pintor carioca, e Tarcísio de Andrade, escultor e pintor pernambucano. 

SERVIÇO:

Exposição Mestres da Arte Espontânea, com 18 obras, entre pinturas e esculturas, de 15 artistas, de 9 de junho a 2 de agosto, no Teatro do Sesi. Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30; sábados, domingos e feriados, conforme a programação do teatro. Informações e agendamento para visitas educativas: (17) 3224-2499.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso