X
X

Diário da Região

07/11/2015 - 00h00min

Jazz na Kombi

Quarteto de jazz estaciona kombi no Centro

Jazz na Kombi

Leonardo Souza/Divulgação Banda, cujo repertório dialoga com diferentes correntes do jazz, abre espaço na apresentação em Rio Preto para uma improvisação com os poetas Giovani Baffô e Thiago Calle
Banda, cujo repertório dialoga com diferentes correntes do jazz, abre espaço na apresentação em Rio Preto para uma improvisação com os poetas Giovani Baffô e Thiago Calle

Quem passar na manhã de hoje pela Praça Rui Barbosa terá a oportunidade de conhecer um projeto musical que tem como proposta ocupar a cidade com jazz, promover o encontro de pessoas e repensar a ocupação das ruas. É o coletivo "Jazz na Kombi", que nasceu no início do ano passado, na capital paulista, reunindo bandas para devolver o jazz ao seu local de origem, as ruas. Em Rio Preto, a kombi customizada estacionará às 11 horas, abrindo suas portas para uma jam de jazz. 

Na cidade, o grupo Chaiss, em formato de quarteto, improvisa ao lado dos poetas Giovani Baffô e Thiago Calle, que recitam poemas autorais. Segundo o grupo, a apresentação será composta pelo repertório do Chaiss, em sua primeira metade, e a segunda parte será um repertório de improviso com os poetas. Durante a apresentação na praça, o público poderá juntar-se à trupe, levando seu instrumento ou uma poesia.

O grupo, originalmente um quinteto,  propõe criar versões de free jazz, funk, jazz moderno e contemporâneo, dialogando também com referências da música oriental. Além dos instrumentos tradicionais do jazz, os músicos utilizam-se de alguns instrumentos da cultura oriental, como o gopichand (indiano), para compor a gama híbrida de timbres e improvisações na linguagem do jazz.

Entre as referências do conjunto estão John Coltrane, Miles Davis, Wayne Shorter, Charles Mingus, Avishai Cohen, Art Emsemble of Chicago, Hermeto Pascoal, entre outros nomes do jazz moderno e contemporâneo. Formado por músicos que tocavam nas ruas da capital paulista, o Chaiss é composto pelos músicos Eder Hendrix (guitarra), Fábio Albuquerque (bateria), Reinaldo Soares (trompete), Rob Ashtoffen (baixo elétrico) e Vinicius Chagas (saxofone). 

Atualmente, o grupo realiza apresentações por diversas cidades do Brasil, desde casas noturnas, teatros e eventos. A apresentação em Rio Preto integra o festival de artes Breu, que reflete sobre questões urbanas e a forma como o homem se relaciona com a cidade, por meio das mais diversas formas de expressão artística.

O evento começou em outubro e vai até o dia 20 de dezembro, com inúmeras atividades espalhadas por vários pontos de Rio Preto. O projeto Jazz na Kombi integra o módulo "Ocupações", que reúne intervenções que fogem dos locais convencionais de apresentação e se inserem no dia a dia ao utilizar espaços públicos como suportes ou cenários, transformando-os em elementos essenciais no processo de criação.

Serviço

  • Jazz na Kombi, com grupo Chaiss e os poetas Giovani Baffô e Thiago Calle. Hoje, às 11 horas, na Praça Rui Barbosa. Grátis

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso