X

Diário da Região

19/06/2015 - 00h00min

Música

Projeto explora o legado de Smetak

Música

Wellington Tiberio/Divulgação Concerto coletivo com o instrumento Jangau
Concerto coletivo com o instrumento Jangau

Madeira, cabaça, pedras, cordas. Esses são alguns dos elementos que compõem o Jangau, um dos instrumentos do projeto "Sons e Olhos para Smetak", que estará amanhã e domingo, no Sesc Rio Preto. Com curadoria de Lívio Tragtenberg, o projeto reúne criações em torno da obra do suíço-baiano Walter Smetak, inventor de 150 instrumentos-esculturas.

De acordo com Tragtenberg, o objetivo do projeto é estimular a produção de música amadora. "Smetak dizia que não preciso ser músico profissional para fazer música. Basta ser curioso e ter um par de ouvidos. O objetivo é estimular que as pessoas produzam instrumento e música com o que têm em mãos."

Marcio Barreto Os músicos inventores Marcio Barreto...

Para estimular a interação do público, na tarde de sábado, o universo de Smetak e a produção de novos inventores serão apresentados na atividade "O Ovo de Smetak - Seis Modos Diferentes de se Intuir o Óbvio". "Serão apresentados instrumentos construídos por Marcio Barreto, Wellington Tibério e Marco Scarasatti. Todos eles têm como referência Smetak", explica o curador.

Depois, o público poderá conferir o que resulta da junção dos instrumentos inventados com os eletrônicos. E no domingo de manhã, o público poderá participar da criação de um instrumento. "Rio Preto tem excelentes construtores de instrumentos. Essa atividade é uma das mais interessantes, já que o público tem contato direto com a produção. 

Em oficinas assim que surgem os novos inventores de música", destaca Tragtenberg. À tarde, as pessoas poderão tocar o Jangau, o instrumento citado no começo do texto, que foi criado por Marco Scarasatti. Serão 30 vagas disponíveis. "Marco resumiu em um único instrumento tudo que Smetak deixou como ensinamento. O instrumento é um coletivo de outros instrumentos, como sopro, corda. 

Marco Scarasatti ...e Marco Scarasatti

O interessante é que as pessoas vão tocando e vamos encontrando a música ou a sonoridade. É uma atividade que atrai crianças e adultos." O curador já desenvolveu outras oficinas em Rio Preto sobre trilha sonora e Smetak. "Já participei da abertura do Festival Internacional de Teatro, além de oficinas sobre trilha sonora para cinema. Já são 23 anos de relacionamento com Rio Preto."

Smetak

Nascido na Suíça, em 1913, Walter Smetak se mudou para o Brasil em 1937. Na Bahia, Smetak iniciou pesquisas microtonais em instrumentos musicais. Foi nessa época que ele começou a construir instrumentos com materiais inusitados, como tubos de PVC, cabaças e isopor. Violoncelista, compositor, escritor, escultor e construtor de instrumentos musicais, Smetak influenciou toda uma geração de músicos brasileiros, entre os quais Tom Zé, Gilberto Gil e Caetano Veloso. 

Programação

Sábado
  • 16h - Intervenção - “O Ovo de Smetak”, com o Coletivo Percutindo Mundos, na Comedoria 
  • 17h30 - Show - Lívio Tragtenberg e convidados, na Comedoria
Domingo
  • 10h às 12h - Oficina - Deriva Sonora, na Sala de Uso Múltiplo
  • 15h30 - Intervenção - Concerto Coletivo, na Comedoria

Mais informações na Central de Atendimento do Sesc, (17) 3216-9300

 

 


 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso