X

Diário da Região

14/05/2015 - 13h15min

Mago dos pincéis

Omar Pellegatta ganha mostra em Rio Preto

Mago dos pincéis

NULL Omar Pellegatta se especializou em casarões coloniais brasileiros. Exposição no Plaza vai até o dia 14 de junho (Foto: Reprodução)
Omar Pellegatta se especializou em casarões coloniais brasileiros. Exposição no Plaza vai até o dia 14 de junho (Foto: Reprodução)

Nascido na Itália, radicado no Brasil ainda na infânica, Omar Pellegatta (1925-2001), nome representativo da pintura do século 20, ganha exposição individual expressiva em Rio Preto, a partir desta quinta-feira. 

Instaladas no Plaza Avenida Shopping, até o dia 14 de junho, 50 telas pintadas entre 1965 e 2000. Com técnica própria e marcante, as obras retratam, principalmente, casarões coloniais e temas sacros, onde o ser humano é apresentado sempre de modo idealizado na figura de ternas madonas, santos, coroinhas ou cavaleiros.

Pellegatta participou de grandes e importantes mostras coletivas como o Primeiro Salão Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1971, quando foi premiado com a medalha de bronze, e de diversas edições do Salão Paulista de Belas Artes.

O artista

Omar Pellegatta nasceu em 1925, na cidade de Busto Arsizio, Itália. Ao longo da carreira, participou de várias exposições individuais e coletivas em países como Brasil, Alemanha, Chile, Estados Unidos, Portugal. Possui quadros em acervos particulares no Japão, Cingapura, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Holanda, Portugal, Canadá, USA, Argentina, Uruguai e Brasil.

Conhecido como mago dos pincéis, Pellegatta era apaixonado pelo estilo colonial brasileiro e pelas cidades históricas. Por isso, retratou inúmeros logradouros de Santos e Ouro Preto, além de outros sítios históricos do Brasil.

Com estilo apurado, Pellegatta foi um dos últimos pintores que ainda tinham por hábito sair a campo para pintar. Prática que requer muita rapidez e precisão, qualidades que tinha e desenvolveu junto aos grandes mestres com quem estudou.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso