X
X

Diário da Região

06/05/2016 - 00h00min

A QUATRO VOZES

Grupo mineiro abre temporada no Teatro Sesi

A QUATRO VOZES

Agueda Amaral/Divulgação Dora, Jurema e Jussara são três irmãs mineiras que pesquisam há duas décadas as relações entre a cultura africana e a música popular brasileira. O grupo quis manter o nome mesmo depois de perder uma integrante no ano passado: “A quarta voz é a de Deus”
Dora, Jurema e Jussara são três irmãs mineiras que pesquisam há duas décadas as relações entre a cultura africana e a música popular brasileira. O grupo quis manter o nome mesmo depois de perder uma integrante no ano passado: “A quarta voz é a de Deus”

Depois de alguns meses fechado para reforma, o Teatro do Sesi de Rio Preto retoma seu funcionamento com uma viagem pelos ritmos brasileiros. O espaço recebe nesta sexta-feira, 6, A Quatro Vozes, primeira atração musical deste ano. Formado por três irmãs mineiras, Dora, Jurema e Jussara, o grupo existe há 22 anos e é referência entre os atuais conjuntos vocais dedicados à MPB. Pela primeira vez na região, elas vão apresentar um repertório com músicas autorais e outros clássicos da música popular, de Milton Nascimento e Gilberto Gil, na companhia de três músicos.

“Nosso principal objetivo é resgatar e valorizar os ritmos brasileiros e a nossa cultura, por meio das músicas. Em nossos shows apresentamos também elementos da cultura africana, que está relacionada a nossas origens”, antecipou Jussara Otaviano ao Diário da Região. Filhos de músicos, A Quatro Vozes era formado por quatro cantoras até o ano passado. “Uma integrante saiu, mas continuamos com o mesmo nome. Costumamos dizer que a quarta voz do nosso grupo é de Deus, do coração ou do público”, explica.

 

 

Com quatro CDs e um livro sobre folia de reis, o grupo é envolvido em projetos sociais e utiliza de leis de incentivo à cultura ou editais governamentais para realizar estudos e desenvolver o resgate cultural. Elas conciliam a carreira com profissões paralelas. As três atuam também na área da saúde. Em 2015, elas participaram de um projeto no Uruguai. O grupo estudou o ‘candombe’, ritmo originado da África presente em Minas e no Uruguai. É uma espécie de samba uruguaio. “Foi uma experiência muito bacana. Nós temos esse costume de viajar por aí, conhecendo culturas e fazendo um pouco de sociologia e antropologia. 

E poder participar dessa mistura e trazer o resultado ao público é maravilhoso”, afirma Jussara. Atualmente, o grupo faz parte de um coletivo mineiro de mulheres que discute e trabalha a identidade da mulher mineira e o papel dela na sociedade. O resultado desse trabalho deve render um DVD no fim do ano. A apresentação do A Quatro Vozes é gratuita. As pessoas que não reservaram os ingressos pelo site do Sesi podem retirar as entradas remanescentes uma hora antes do início do show na bilheteria do Teatro. Informações (17) 3224-6611.

Serviço

  • A Quatro Vozes. Nesta sexta-feira, dia 6, às 20h, no Teatro do Sesi Rio Preto. Gratuito

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso