Diário da Região

16/07/2015 - 12h41min

Movimento 1

Curso de dança explora intervenções urbanas

Movimento 1

Divulgação Mariana Vaz pretende estimular dançarinos a refletir sobre a relação com a cidade (Foto: Divulgação)
Mariana Vaz pretende estimular dançarinos a refletir sobre a relação com a cidade (Foto: Divulgação)

O Sesc Rio Preto promove, de sexta a domingo, 17 a 19, o primeiro módulo do curso "Catalisador de Intervenções Urbanas Performáticas", com Mariana Vaz, do Núcleo Tríade, de São Paulo. Voltado a dançarinos com experiência profissional, o curso integra o projeto Movimento 1, que propõe a troca de conhecimentos entre artistas da dança da região.

Os encontros do novo curso caracterizam-se como um laboratório prático para discutir, criar e experimentar as interações entre o corpo e a cidade em formatos performativos. 

"O curso será um laboratório, por isso tem o nome de 'catalisador'. Um catalisador é uma substância que modifica a velocidade de uma reação química e eu pretendo causar esse efeito na vivência artística dos dançarinos", comenta Mariana.

Segundo ela, no primeiro módulo, serão pesquisados aspectos de Rio Preto para promover um contato com eles por meio de performances artísticas no Sesc, nas ruas e assim por diante. "A intenção é que cada participante atue conforme sua própria experiência e, caso houver interesse, que ele se una com um ou mais integrantes do curso. Vamos coletar dados, aprofundar os sentidos e explorar as técnicas que compartilharemos entre nós para que, no segundo módulo, aconteçam diversas intervenções performáticas."

O segundo módulo do curso "Catalisador de Intervenções Urbanas Performáticas" será entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. As inscrições podem ser feitas na central de atendimento do Sesc Rio Preto.

Movimento 1 + Breu

Desde janeiro de 2015, o Sesc Rio Preto vem dialogando e promovendo encontros mensais entre profissionais de companhias de dança e artistas locais, com a intenção de criar  um trânsito entre artistas, plateia e dança. As atividades são parte da programação do Movimento 1, projeto que abriga essas ações. 

A proposta inicial aos artistas participantes foi a de investigar possibilidades de dança em espaços não formais – fora do palco italiano. "A partir deste laboratório, com Mariana Vaz, o objetivo é levar esses artistas a uma espécie de mergulho que traga subsídios, ideias e sensibilize reflexões sobre a dança no contexto urbano, além de disparar processos de criação de novos trabalhos que possam ser apresentados na programação do evento BREU ou que possam ser levados para a cidade pelos artistas. Dessa forma, o Movimento 1 se aproxima e se funde ao BREU, projeto do Sesc Rio Preto que discute as experiências urbanas, com programação marcada para os meses de setembro, outubro e novembro", diz Daniela Monte Rosa, técnica de programação do Sesc. 

SERVIÇO
Curso "Catalisador de Intervenções Urbanas Performáticas"
, com Mariana Vaz. Módulo 1. Sexta-feira, 17 de julho, das 19h às 22h. Sábado e domingo, 18 e 19 de julho, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30. Sesc Rio Preto. Gratuito. Informações: (17) 3216-9300

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso